Planta arame – Muehlenbeckia complexa
.
A Planta arame é uma trepadeira semi-herbácea, pertence à família Polygonaceae, nativa da Nova Zelândia, perene, rastejante, de até 5 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Ramos numerosos, finos, densos, marrom-arrocheado tornando-se acinzentado a medida que envelhece
Folhas pequenas, brilhantes, arredondadas e verde-escuras.
Inflorescências curtas com flores pequenas, brancas, levemente perfumadas, sem importância ornamental. Surgem no inicio do verão e atraem abelhas e borboletas.
Frutos brancos inchados com sementes pretas.
A Planta arame é compacta, de crescimento rápido e adequado para áreas de sombra com alguma umidade, o que a torna ideal para preencher espaços vazios, formando um denso tapete verde sob plantas mais altas.
A Planta arame é usada na decoração de jardins como forração; entre vãos de pedras e escadarias; junto a postes e colunas como trepadeira; em vasos e jardineiras como planta pendente.
.
Cuidados com a Planta arame
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado, Oceânico, Mediterrâneo.
Tolerante ao clima frio.
Deve ser cultivada sob pleno sol ou meia sombra.
Aprecia o solo fértil, arenoso, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Usar fertilizante mineral NPK 10-10-10 mensalmente durante a primavera-verão, com a metade da dose recomendada pelo fabricante. Molhar o solo antes e depois da aplicação impede a queima de raiz e dissolve o fertilizante, liberando os nutrientes.
Em seu ambiente nativo, ela desempenha um papel fundamental ao selar o solo na borda de florestas. Também suprime o crescimento das ervas daninhas e promove a maior diversidade de insetos.
.
Uso na Medicina Popular
Na medicina popular, as raízes são usadas para baixar a pressão arterial e como diurético.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos.
.
Propagação
Multiplica-se por divisão da planta ou por estacas da ramagem, preparadas principalmente no final do inverno e enraizadas em ambiente protegido.
.
.
.