Piléia – Pilea mollis
.
A Piléia – Pilea mollis é uma herbácea, pertence à família Urticaceae, nativa da América Central e do Sul, perene com aspecto suculento, de 10-12 centímetros de altura e com folhagem ornamental.
.
Descrição
Folhas ovaladas, grandes, de tons acastanhados, superfície acolchoada, verde-clara semelhante a tapete, com pelos brancos e veias recurvadas verdes escuras.
Inflorescência em cymes ramificados, com flores verde-rosa. Surgem no verão e são de importância secundária como ornamentais.
A Pilea é uma planta compacta, de crescimento rápido e adequada para áreas de sombra com alguma umidade, o que a torna ideal para preencher espaços vazios sob plantas mais altas.
Em jardins é usada como cobertura de solo; também em vasos e jardineiras tanto isolados como em conjunto com outras plantas. Muito usada em terrários.
.
Cuidados com a Piléia
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não e tolerante ao frio rigoroso ou geadas.
Cultivada a meia sombra, sob a luz filtrada da copa de uma árvore ou luz indireta, mas nunca a pleno sol.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Devido à alta umidade que a planta requer, fica propensa tanto a doença bacteriana quanto a causada por fungos. Para prevenir essas doenças, manter as folhas secas, proporcionando uma boa circulação de ar ao redor da planta.
Na primavera-verão, adubar mensalmente com um fertilizante líquido, NPK 10-10-10, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante.
Apensar de perene, com o tempo Piléias tornam-se pouco atraentes, sendo recomendado renovar o canteiro anualmente no início da primavera.
Esta planta cresce em abundância nas bordas das florestas tropicais abertas.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por divisão da planta e por estacas preparadas no final do inverno e deixadas enraizar em local protegido onde a umidade do ar possa ser mantida elevada.
.
.