Perpétua – Gomphrena globosa
.
A Perpétua – Gomphrena globosa é uma herbácea, pertence à família Amaranthaceae, nativa da Índia, anual, semiereta, ramificada, de 30-50 cm de altura.
.
Descrição
Folhas verdes, estreitas, opostas, oblongo, de 3-8 cm de comprimento, pilosas e discolores.
Inflorescências globosas densas, axilares e terminais, originalmente de cor roxa ou creme. São muito duráveis e surgem durante o ano todo em climas quentes e atraem abelhas e borboletas.
Atualmente já existem no mercado formas e cultivares com flores de várias cores produzidas através de melhoramento genético como: roxo, laranja, rosa, vermelho, lavanda e branco.
Em jardins é usada em grupos formando maciços densos e coloridos em meio à gramados; como bordaduras ao longo de caminhos ou margeando canteiros.
.
Cuidados com a Perpétua
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado.
Tolera bem o frio subtropical e o calor intenso.
Cultivada a pleno sol.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
A perpétua cresce e vive melhor com a umidade regular do solo. Mas quando madura a planta apresenta boa resistência a seca.
Para uma exibição maciça é necessário um bom preparo de solo no plantio, adicionando composto orgânico, esterco de gado bem curtido e farinha de osso. Se o solo não tiver boa drenagem, acrescentar areia de rio.
Adubar a cada 30 dias, durante a florada com adubo líquido NPK 4-14-8, seguindo sempre a orientação do fabricante. Regar completamente antes e depois da fertilização para evitar queimaduras nas raízes.
.
Usos
Utilizada para a produção de flores secas.
Corta-se os caules assim que as flores começarem a se abrir e pendurar de cabeça para baixo, em um lugar quente e escuro para secar.
Elas irão manter a sua cor durante vários anos e podem ser utilizadas de várias maneiras.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por sementes produzidas em grande quantidade, que podem ser semeadas em qualquer época do ano.
.
.
..
.