Peperômia – Peperomia obtusifolia
.
A Peperômia – Peperomia obtusifolia é uma herbácea, pertence à família Piperaceae, nativa da América do Sul, perene, suculenta, de 20-25 cm de altura.
O gênero compreende mais de mil espécies. A maioria apresenta tecido que reserva água em suas folhas. Esse tecido pode variar em espessura, determinando maior ou menor suculência à folha.
.
Descrição
Folhas largamente obovadas, cerosas, carnosas, lisas, de 6-9 cm de comprimento. Ocorrem diversas variedades, com folhas de diferentes cores: verde escura na forma típica, amarelo na limão, variegação branca, creme ou cinza na variegada.
Inflorescência espigada terminal, sem importância ornamental.
É geralmente cultivada em vasos, tanto em ambientes internos quanto externos, também em jardins à meia sombra em grupos formando maciços, em bordaduras ao longo de caminhos ou delimitando canteiros.
.
Cuidados com Peperomia obtusifolia
Clima: Tropical, Subtropical.
A Peperômia prefere temperaturas entre 18°C e 24°C, mas pode tolerar temperaturas mais baixas. Evitar correntes de ar frio.
Cultivada a luz indireta alta, o sol direto do se for o da manhã bem fraquinho ou do fim da tarde.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável.
As regas devem ser regulares, permitindo que o solo seque um pouco antes de regar de novo, o excesso de água pode apodrecer a planta. É importante reduzir a frequência das regas durante o período de dormência, durante os meses de inverno.
Precisa de alta umidade do ar, quando o tempo estiver quente e seco, pulverizar água nas folhas.
A poda limita-se basicamente a mantê-la limpa com a remoção de folhas e flores mortas.
A Peperômia não precisa de muita fertilização, mas pode ser adubada uma vez por mês durante a primavera e o verão com um fertilizante líquido para plantas de interior, diluído pela metade da dose recomendada pelo fabricante.
.
Propagação
Multiplica-se por por estaquia do caule ou divisão da própria planta já enraizada, sua multiplicação é muito fácil e rápida.
.
.
.
.
.