Peônias – Paeonia spp
.
Peônias pertencem à família Paeoniaceae, nativas da Ásia, Sul da Europa e Oeste da América do Norte, perenes e de crescimento lento.
O gênero Paeonia comprende cerca de 80 espécies, entre plantas herbáceas e arbustivas. Ocorrem também diversas variedades resultantes de hibridizações e seleções de peônias, principalmente na China.
Elas podem ser:
P. herbácea (paeonia lactiflora) de 0,5 a 1,5 metros de altura.
P. arbustiva (paeonia suffruticosa) de 1,5 a 3 metros de altura.
.
Descrição
Raízes tuberosas que são uma combinação de raízes grossas de armazenamento e raízes finas, projetadas para absorver água e nutrientes.
Folhas compostas, com folíolos inteiros ou profundamente lobadas, em algumas espécies podem ser caducas.
Flores grandes, dependendo da variedade podem ter entre 10 e 25 cm de diâmetro, são encontradas em diversas cores como branco, rosa, vermelho, amarelo, salmão, roxo profundo e coral, Delicadamente perfumadas e podem ser simples, semidobradas e dobradas.
As flores da peônia herbácea que é a mais comum nos jardins e entre os floristas, surgem do final da primavera ao início do verão, e a floração dura de 7 a 10 dias.
As flores da peônia arbustiva surgem de meados ao fim da primavera, e a floração dura por dois meses.
.
Em paisagismo são muito usadas como planta isolada em pequenos e grandes jardins. Pode ser cultivada também em vasos e jardineiras.
As flores são muito usadas em arranjos florais.
.
Cuidados com Peônias
Clima: Temperado.
As peônias preferem áreas mais frias, portanto se saem melhor quando experimentam invernos frios.
Cultivada a pleno sol, ou um local que receba pelo menos 6 horas de sol por dia. Sem luz solar suficiente, a planta terá menos flores e também um tamanho menor, além de ter um risco maior de doenças fúngicas.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável, com pH do solo entre 6.5 a 7.
É recomendado preparar um bom solo antes do plantio, já que as peônias podem permanecer no mesmo local por mais de 70 anos.
As regas dever ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado.
Peônias não gostam de competir nutrientes e água com outras plantas, por isso, é indicado plantá-las longe de árvores e arbustos.
As grandes flores pesadas desta planta podem fazer com que as hastes caiam durante chuvas fortes e intempéries, então elas se beneficiarão com algum tipo de suporte.
As raízes devem ser plantadas relativamente perto da superfície do solo, apenas cerca de 5 a 7,5 cm de profundidade. Pode parecer estranho deixar as raízes tão expostas, mas elas realmente precisam desse resfriamento para atingir a dormência e definir os botões.
A poda da peônia herbácea poderá ser feita no outono, cortando as hastes de 5 a 10 cm do solo, uma vez que a folhagem esteja completamente amarelada.
Já à poda da peônia arbustiva pode ser feita no final do inverno, a cada 2 ou 3 anos, retirando os galhos mortos ou aqueles que estão mal localizados.
.
Planta Tóxica
Levemente tóxica para humanos e animais de estimação.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, enxertia e divisão dos rizomas.
A época ideal para plantar peônias é na primavera, assim dispõe de tempo suficiente para enraizar até à chegada do outono e assim passar bem o inverno.
.
.
.
.