Pata de vaca – Bauhinia variegata
.
Pata de vaca – Bauhinia variegata é uma árvore, pertence à família Caesalpinioideae, nativa da Ásia, Índia e China, perene, de crescimento rápido, de até 5 metros de altura.
.
Descrição
Tronco de 30-40 cm de diâmetro, tortuoso, ramagem esparsa, ramificada formando uma copa cheia com cerca de 3 metros de diâmetro.
Folhas simples, levemente coriáceas, bipartidas, a semelhança de uma pata de vaca. Semidecídua, isto é, não perde totalmente as folhas no inverno.
Inflorescências reunidas na ponta dos ramos, com flores grandes e longos estames, de cor rosa a lilás na espécie típica, possui uma grande mancha em rosa avermelhado, o que dá a flor o aspecto de orquídea. Surgem no final do inverno e atraem abelhas e beija flores.
Frutos em forma de vagem, com 15-30 cm de comprimento.
É usada como planta isolada em meio à gramados; também na arborização de praças e calçadas, devido a beleza e as raízes que não são agressivas.
.
Cuidados com a Pata de vaca
Clima: Tropical, subtropical.
Não aceita bem clima frio nem correntes de vento e pode perder muitos botões após uma mudança brusca de temperatura.
Cultivada a pleno sol.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
Irrigar regularmente nos dois primeiros anos, mantendo o solo ligeiramente úmido, mas não encharcado, porém, depois de adulta suporta épocas de estiagem.
Remova um ou outro ramo, para garantir uma boa formação da árvore e eliminar brotos ladrões, ramos retos e vigorosos, que saem verticalmente da copa ou da base do tronco.
É uma árvore muito rústica, que necessita de poucos cuidados, mas para uma planta mais saudável e garantir maiores floradas, adubar no final do inverno com esterco de gado bem curtido e farinha de osso e durante a floração com adubo mineral NPK 4-14-8. Aplicar na projeção da copa, nunca junto ao caule.
.
Alerta
Muito usada na medicina popular e deve-se ter muito cuidado, pois existem cerca de 200 espécies diferentes de Bauhinias e algumas são venenosas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes que são de rápida germinação.
.
.
.