Pata de urso – Cotyledon tomentosa
.
A Pata de urso – Cotyledon é um subarbusto, pertence à família Crassulaceae, nativa da África, perene, suculenta, de 30 a 45 cm, porém em seu habitat natural pode chegar a 70 cm.
Apresenta subespécies naturais e vários cultivares ornamentais.
.
Descrição
Os caules são finos, tomentosos a pilosos e ramificam próximo ao nível do solo, conferindo à planta o aspecto de um pequeno arbusto.
Folhas verdes, suculentas, tomentosas (peludas) e com dentes nas margens superiores, dando-lhes a aparência de pata de urso, estes “dentes” são uma característica distintiva da espécie e variam de 3 a 10. Essas extremidades mudam do verde para o vermelho com a exposição à luz solar direta e lembram unhas pintadas.
.
.
Esses pelos são tricomas, pelos especializados que recobrem as folhas, proporcionando proteção contra a perda de água nos ambientes áridos aos quais a planta está adaptada.
Inflorescências tipo tirso, com flores em forma de sino, que variam do vermelho ao alaranjado. Surgem no final do inverno e início da primavera,
Ficam perfeita em jardins rochosos, de inspiração desértica. Além disso, esta planta vai bem em vasos, tanto em ambientes internos como externos.
.
Cuidados com a Pata de urso – Cotyledon
Clima: Semiárido, Tropical, Subtropical, Mediterrâneo.
Cultivada a pleno sol, onde mantém suas cores mais vivas, a meia sombra ou luz difusa intensa. No entanto, em locais com clima quente deve-se proteger as plantas de sol direto nas horas mais quentes do dia, principalmente durante o verão.
O solo deve ser solto e bem drenável, um substrato próprio para cactos e suculentas garante um drenagem perfeita.
As regas devem ser moderadas, ajustando-se conforme o tempo que leva para o solo secar, que depende da temperatura, luminosidade e ventilação do ambiente. No inverno, a frequência da rega deve ser reduzida significativamente, uma vez que a planta entra em dormência e o excesso de água pode levar à podridão radicular.
Esta é uma planta do deserto, cresce em condições difíceis e não necessita de fertilização regular. Somente durante a primavera usar um fertilizante especifico para cactos e suculentas.
O vasos de barro é o mais indicado, por ser poroso e permitir que o solo seque mais rápido.
.
Planta Tóxica
É uma planta tóxica, caso seja ingerida.
Possui glicosídeos cardiotóxicos, incluindo bufadienólidos, substâncias que são extremamente perigosas, pode causar sérios problemas de saúde, como irregularidades e insuficiência cardíaca, além de sintomas agudos como apatia, hipersalivação e tremores.
Manter longe de crianças e animais domésticos.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas e por folhas.
Basta cortar um ramo da planta, esperar que o ferimento cicatrize e plantá-lo. As mudas obtidas desta forma têm maior probabilidade de um bom desenvolvimento.
Pode-se tentar a propagação através de suas folhas. Neste caso, basta destacar algumas folhas saudáveis, da parte inferior da planta, colocá-las sobre um substrato horizontalmente. No entanto, seu crescimento é bastante lento e são necessários alguns anos até que estas suculentas se tornem plantas adultas.
.
.
.
.