Serra da Cantareira – Parque Estadual
.
Serra da Cantareira – Para os amigos da natureza é um refúgio ecológico, este parque é a maior floresta urbana nativa do mundo.
Com muitas trilhas bem sinalizadas, guardas florestais subindo e descendo de moto várias vezes para segurança dos visitantes.
A Serra conta com 4 núcleos:
-
Núcleo Pedra Grande
-
Núcleo Águas Claras
-
Núcleo Cabuçu
-
Núcleo Engordador
.
O núcleo mostrado aqui é o da Pedra Grande, são várias trilhas, todas bonitas, agradáveis e bem sinalizadas, com níveis de dificuldade do baixo ao alto, com bancos para descanso e plaquinhas de orientação.
.
Para a recreação, o parque tem um pequeno playground muito bem conservado, mas o visitante deverá levar lanche e água, não existe lanchonete no local.
.
.
A mata Atlântica foi se formando por cerca de 100 anos, antes eram grandes fazendas.
.
Para chegar no ponto mais alto da serra, o visitante terá de fazer uma caminhada de 9,6 km(ida e volta), com grau de dificuldade alto, leva cerca de 3 horas entre subida e descida.
Durante a caminhada, o visitante respira ar puro, pode beber água de nascente, estará cercado de belas paisagens da mata Atlântica e se tiver sorte poderá ver animais como pássaros, preguiças, quatis, pacas e macacos-bugio, mas a fauna é bem mais rica.
.
.
A caminhada até o ponto mais alto da Serra da Cantareira é feita numa rua de asfalto e na maior parte do tempo sob a sombra peneirada das árvores..
.
.
Quando se chega na pedra grande a vista de São Paulo é deslumbrante.
.
Museu do Núcleo Pedra Grande.
.
Endereço: R. do Horto, 1799 – Horto Florestal, São Paulo – SP, 02377-000 Telefone: (11) 3889-6100 Informações – ingressos direto no site |
.