Papoula da califórnia – Eschscholzia californica
.
A Papoula da califórnia – Eschscholzia californica é uma herbácea, pertence à família Papaveraceae, nativa dos Estados Unidos e México, perene mas tratada como anual, de 30-60 cm de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas azuladas e alternadamente divididas em segmentos redondos e lobados.
Flores simples, solitárias em hastes longas, com textura sedosa, com quatro pétalas, de cor amarela e laranja. As flores têm aproximadamente de 5-8 cm de diâmetro e permanecem fechadas durante a noite e em dias nublados. Surgem na primavera-verão e atraem abelhas e borboletas.
Há cultivares de papoula da califórnia com flores dobradas e semidobradas, ocorre a variedade de flores brancas.
Fruto é uma cápsula de 3-9 cm de comprimento, que se divide em duas para liberar numerosas pequenas sementes pretas ou escuras.
Usada na decoração de jardins, formando maciços em amplos espaços gramados, como bordaduras ao longo de caminhos ou margeando canteiros e também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Papoula da califórnia
Clima: Subtropical, Temperado, Oceânico, Mediterrâneo.
Aprecia o clima frio, onde floresce mais intensamente.
Cultivada a pleno sol.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Quando as flores estiverem bem desenvolvidas, o solo poderá secar entre as regas.
.
Usos
As folhas foram usadas medicinalmente por nativos Americanos.
O pólen foi usado cosmeticamente.
As sementes são usadas na culinária.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes que podem ser plantadas em bandejas ou diretamente no local definitivo, começa a florescer geralmente de três a seis meses após o plantio.
Muitas mudas aparecem espontaneamente nas proximidades dos canteiros.
.
.
.
.