Papoula d’água – hydrocleys nymphoides
.
A Papoula d’água – hydrocleys nymphoides é uma herbácea, pertence à família Alismataceae, nativa América Central e do Sul, perene, aquática, com crescimento rápido e de 15-30 cm de altura.
.
Descrição
Folhas de cor verde brilhante, grossas, largas em forma de coração, arredondadas na base, possuem uma veia principal inflada na parte inferior, apoiadas por hastes longas, finas e elásticas que são total ou parcialmente submersas. As raízes ficam submersas e presas no solo do lago.
Flores de cor amarelo-limão, possui 3 pétalas, com centro vermelho-acastanhado, numerosos estames em preto ou marrom, de 3-7 centímetros. As flores abrem duas horas depois do amanhecer e duram um dia. Surgem no verão, mas sob condições favoráveis florescem durante o ano todo.
Normalmente vivem em águas rasas, criando um tapete colorido para a borda de qualquer lagoa.
.
Cuidados com a Papoula d’água
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Cultivada a pleno sol.
Em uma lagoa natural a acumulação de húmus na parte inferior é suficiente para manter o crescimento, no entanto, em lagos artificiais, especialmente para plantas cultivadas em recipiente, é importante adicionar nutrientes suficientes para a planta. Basta enterrar pastilhas de fertilizante no solo do vaso.
Como outras plantas aquáticas, a papoula d’água protege os peixes do sol, criando um refúgio de desova seguro, protegido de pássaros e outros predadores.
.
Propagação
Multiplica-se por divisão de touceiras.
Apresenta crescimento agressivo chegando a tornar-se planta invasora.
.
.