Palmeira Ráfis – Rhapis excelsa
.
A Palmeira Ráfis pertence à família Arecaceae, nativa da China, perene, ereta, de crescimento lento, de 2-4 m de altura e formam touceiras densas de 1,5-3 m de largura.
.
Descrição
Estipes finos, cobertos com fibra espessa de cor marrom escuro, que se removido revela o verde, antes camuflado, com nós e entre-nós a semelhança de bambu.
Folhas verde escuras, brilhantes, coriáceas e palmadas, divididas até a base em 5-9 segmentos irregulares.
Existem formas com folhas variegadas e com folhas mais claras e mescladas.
Inflorescências muito ramificadas, compostas de pequenas flores amarelas. A palmeira é dióica, com flores masculinas e femininas produzidas em plantas separadas.
Frutos ovoides, pequenos, brancos quando maduros.
A Palmeira Ráfis é usada em jardins, parques em grupos formando touceiras, em vasos destinados a interiores iluminados como sala, escritório, terraços e jardim de inverno.
Cultivada como uma planta de bonsai, atingindo apenas 30 cm de altura.
.
Cuidados com a Palmeira Ráfis
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical.
Cultivada meia sombra, sombra, ou luz difusa. Quando adulta pode ficar à meia sombra, evitando o sol nas horas mais quentes do dia, das 10 às 17 horas.
Muito sol fará com que as folhas fiquem verde-amareladas, entretanto, quanto mais sombra estiver exposta, mais verde ficará as folhas.
Não tolera geadas, ambientes secos ou com ar condicionado por tempo prolongado.
O ambiente interno ideal é perto de uma janela voltada para o leste, longe da luz solar direta. Elas prosperam em temperaturas internas confortáveis entre 16-27° C.
Precisa de umidade do ar acima de 60%. Se o ar estiver seco, pulverizar água na folhagem diariamente ou usar um umidificador. As pontas das folhas marrons são causadas por rega irregular e ar seco. Corte as pontas marrons com uma tesoura.
.
Solo, adubo e poda
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e com regas regulares, aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento. Reduzir um pouco as regas nos meses mais frios.
A Palmeira Rhapis é muito suscetível a lesões por excesso de fertilização. Aprecia o adubo orgânico como: torta de mamona, esterco de gado bem curtido ou composto orgânico.
Usar no verão um adubo orgânico, aproveitando para afofar a terra, porém, se preferir pode usar um adubo mineral NPK 10-10-10, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante.
Limpar as folhas com um pano úmido de vez em quando é uma tarefa dupla, removendo a poeira e mantendo as pragas afastadas.
Podas de limpeza para retirar apenas folhas secas e doentes, em qualquer época do ano.
Quando plantada em vasos, não costuma ultrapassar 1,5 metro de altura.
Replantar a palmeira a cada 3-4 anos, aumentando o tamanho do vaso, até que ela fique do tamanho desejado. Esta planta cresce melhor com a raiz ligeiramente apertada, portanto, mantenha-a em um recipiente pequeno. Depois replantar apenas para trocar a terra.
.
Benefícios
É uma das melhores plantas para melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados.
Possui uma das principais taxas de remoção de poluentes indesejados do ar, como dióxido de carbono, formaldeído, xileno e amônia, de acordo com o estudo do Dr. Wolverton / NASA (com a Palmeira Areca sendo a número 1).
.
Sobre a Palmeira
O termo Rhapis (do grego rhapis; “cana”) deve-se à estipe apresentar nós e entre-nós bem definidos, o que lhe confere um aspecto morfológico próximo de uma cana.
.
Propagação
Multiplica-se principalmente por divisão de touceira.
Divida as raízes sem se preocupar em prejudicar a planta, pois a palmeira Rhapis é uma planta resistente.
.
.
.