Palmeira Metálica – Chamaedorea metallica
.
A Palmeira Metálica – Chamaedorea metallica é subarbustiva, pertence à família Arecaceae, nativa do México, perene, solitária, ereta, anã, de crescimento lento, com 30-50 cm de altura.
.
Descrição
Folhas em roseta alongada, largas, coriáceas, inteiras, com um recorte em v no ápice, de cor verde-azulada com brilho metálico, mostrando-se particularmente bem, quando as folhas estão úmidas.
Inflorescências finas e longas, não ramificadas, alaranjadas, dióica, plantas masculinas e femininas dispostas em plantas separadas e sem interesse ornamental.
Usada na decoração de jardins sob bosques sombreados, principalmente em grupos formando conjuntos esparsos. Ideal como plantas de interior.
.
Cuidados com a Palmeira Metálica
Clima: Tropical, Tropical de altitude, Tropical úmido.
Não tolera baixas temperaturas, vegetando melhor nos trópicos úmidos.
Palmeira metálica cresce naturalmente no sub-bosque de florestas densas e é tolerante de sombra profunda e condições de pouca luz. Quando colocada no interior de casas e escritórios, próspera com 10-12 horas por dia de luz artificial.
Cultivada em solo fértil, rico em húmus, drenável e mantido úmido. Cresce melhor em humidade moderada a alta, quando colocada em ambientes internos apreciam nebulização diária.
Pouco exigente para nutrientes, a palmeira metálica responde muito bem às aplicações regulares de fertilizante específico para palmeiras. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
.
Sobre a Palmeira Metálica
Ocorre naturalmente em florestas úmidas e espessas ao longo da encosta atlântica e florestas tropicais de planície do México.
A seiva pode irritar a pele sensível.
Chamaedorea metallica é uma espécie ameaçada de extinção.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, se plantadas dentro de 4-6 semanas após o fruto está maduro.
.
.