Palmeira Leque da China – Livistona chinensis
.
A Palmeira Leque da China, pertence à família Arecaceae, nativa da China, Taiwan, Japão e Bonin, perene e muito ornamental.
.
Descrição
Estipe solitário, ereto, castanho ou cinza, de 8-15 metros de altura e 20-30 cm de diâmetro. O tronco é liso, uma vez que os talos de pecíolo tendem a cair rapidamente, quando as folhas antigas caem ou são removidas.
Folhas em forma de leque, de cor verde vivo, que se dividem na ponta ficando pendentes; pecíolos são rígidos e altamente serrilhados com espinhos castanhos e afiados, de 150-180 centímetros de comprimento.
Inflorescências de forma pendente entre as folhas, ramificadas e densas, de 1,5 m de comprimento. Flores pequenas, hermafroditas, com partes de flores masculinas e femininas, de cor amarelo pálido. Surgem no Outono-Inverno.
Frutos ovais, de coloração verde-azulados, brilhantes, com cerca de 2 cm de diâmetro e quando maduros sua polpa é alaranjada.
Usada na decoração de jardins, isolada ou em grupos formando maciços em amplos espaços gramados, também se desenvolvem bem em grandes vasos.
.
Cuidados com a Palmeira Leque da China
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado.
Aprecia a região litorânea.
Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Plantas jovens apreciam meia sombra e regas regulares. Depois de estabelecida, a água da chuva é suficiente.
Quando plantada em vaso, se as pontas começarem a ficar marrom, borrifar água nas folhas para manter a umidade.
Fertilizar na primavera-verão, com fertilizante para palmeira de liberação lenta que contém micro-nutrientes, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
.
Sobre a Palmeira
A produção de sementes da Palmeira Leque da China pode ser abundante, tornando esta espécie uma erva daninha em potencial sob as condições adequadas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes frescas que germinam depois de 50-60 dias.
.
.
.