Palmeira Garrafa – Hyophorbe lagenicaulis
.
A Palmeira Garrafa pertence à família Arecaceae, nativa das Ilhas Mascarenhas, perene, de crescimento lento, com 3-5 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Estipe único, liso, cinzento, quando jovem apresenta um tronco inchado até 60cm de diâmetro, conforme a planta vai envelhecendo o tronco vai se nivelando um pouco. É um mito que o tronco é um meio pelo qual a palma armazena água.
Folhas arqueadas, longas de até 3 metros de comprimento, pinadas, com folíolos eretos e lineares. No topo, apresentam poucas folhas, de 4-8. Quando jovem, os pecíolos e bainhas são de avermelhados a amarronzados, que vai sumindo à medida que a palma amadurece.
A inflorescência surge da coroa, com numerosas flores pequenas e de cor creme.
Frutos do tipo drupa, ovóides e passam de verdes a pretos, durante a maturação.
Usada na decoração de jardins, isolada em amplos espaços gramados. De porte pequeno, pode ser usada em jardins residenciais, também muito usada em grandes vasos.
.
Cuidados com a Palmeira Garrafa
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.
Resistente a solos salinos em situações costeiras.
Palmeira Garrafa exige temperaturas quentes durante o ano todo.
Cultivada a pleno sol, em solo fértil e rico em matéria orgânica, mas se adapta a vários tipos de solo, desde que bem drenado.
Durante o crescimento, precisa de regas regulares, principalmente no verão. Quando estabelecida, tolera um leve período de seca.
Adubar com um fertilizante específico para palmeiras, que contém a proporção correta de nutrientes para a árvore, o que promove uma planta atraente e aumenta a resistência a pragas e doenças. Seguir orientação do fabricante.
Retirar as folhas velhas quando elas ficarem secas e castanhas. Corte as folhas perto do tronco, mas deixe a base das folhas intactas.
.
Sobre a Palmeira Garrafa
A palmeira garrafa está quase extinta no habitat nativo. No entanto, é amplamente cultivada por sua beleza única em todo o mundo.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes.
.
.