Palmeira Fenix – Phoenix roebelenii
.
A Palmeira Fenix pertence à família Arecaceae, nativa da Ásia, perene, de crescimento lento, com altura de 2-4 metros e muito ornamental.
.
Descrição
Estipe com cerca de 20 cm de diâmetro, marcado pela inserção das folhas, dando aspecto de escamas grossas.
Folhas compostas, pinadas de coloração verde escura brilhante, com cerca de 1,50 de comprimento, flexíveis, dando um aspecto delicado à planta, próximo ao caule têm espinhos grandes.
Inflorescência amarela em grande quantidade, é uma planta dióica (produz flores femininas e masculinas, em plantas separadas).
Frutos na planta feminina, pequenos, globosos e de coloração vinho-escuro. Surgem no verão ou início do outono e são muito apreciados pelos pássaros.
Usada na decoração de jardins, de forma isolada ou em pequenos grupos, sendo excelente para pequenos espaços como entrada de prédios, muito cultivada em vasos como planta de interior. Evitar locais com crianças por causa dos espinhos.
.
Cuidados com a Palmeira Fenix
Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico, Equatorial.
Tolerante ao ar marinho, sendo apropriada para um jardim à beira-mar.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Durante os meses de inverno, reduza a rega. Deixar o solo secar completamente entre as regas. Precisa de alta umidade do ar.
Quando estabelecida tolera um curto período de seca.
Pulverizar as folhas da palmeira ao ar livre, uma vez por semana, para lavar o excesso de poeira no verão e o spray de sal das áreas costeiras.
Fertilizar duas vezes por ano, uma na primavera e outra no verão, usando um fertilizante de liberação lenta que contém magnésio e manganês, não encontrando usar um fertilizante rico em nitrogênio, como NPK na formulação 20-10-10, usando metade da dose recomendada pelo fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
Recomenda-se fazer podas de limpeza, removendo folhas secas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes.
Este é um processo lento, a germinação demora cerca de 3-4 meses.
.
.
.
.
.