Paineira Rosa – Ceiba speciosa
.
Paineira Rosa – Ceiba speciosa é uma árvore, pertence à família Bombacaceae, nativa do Brasil e da Argentina, perene, caduca de 15-30 metros de altura, com a copa de 10 metros de diâmetro.
É considerada uma das mais belas árvores do Brasil.
.
Descrição
Tronco verde, espinhoso, cresce rápidamente em linha reta quando jovem, à medida que envelhece, o crescimento vai se tornando lento. O tronco apresenta uma forma comum quando jovem e vai engrossando na base com a passagem do tempo, que é uma forma de armazenar água para sobreviver nos meses de estiagem.
.
A partir dos vinte anos de idade, vai perdendo o tronco dilatado e os espinhos, tornando-se uma árvore muito elegante.
Folhas verdes, brilhantes, compostas, digitadas e com bordas serrilhadas. Até maio as folhas caem, cedendo lugar as flores e a partir de agosto quando os frutos estão quase maduros, as folhas começam a rebrotar.
Inflorescências do tipo capítulo na porção terminal dos ramos, flores de cinco pétalas em cor de rosa (podendo apresentar diversas tonalidades) e branco, com manchas acastanhadas na base. Surgem de março à meados de maio, com a árvore totalmente despida de folhas. São muito atraentes para borboletas e beija-flores.
.
.
Frutos ovóides de 20 cm de comprimento, com numerosas sementes embutidas dentro de plumas, que quando caem formam um tapete branco sob a árvore, semelhante a neve, algumas sementes são levadas pelo vento, para cair em lugares propícios a germinação e é fácil achar paina a centenas de metros ou até quilômetros de distância da árvore.
.
Os frutos amadurecem de agosto à setembro com a árvore totalmente despida da folhagem. Esses frutos são muito apreciados por papagaios e periquitos.
.
A Paineira Rosa é extremamente ornamental quando em plena floração, muito usada para o paisagismo de grandes jardins, praças e ao longo de estradas. Torna-se uma grande atração quando suas flores caem, produzindo um tapete de pétalas rosas em torno da árvore.
.
Cuidados com a Paineira Rosa
Clima: Tropical, Subtropical.
Tolerante à seca e ao frio moderado.
Cultivada a pleno sol.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
Ela floresce melhor quando é regada regularmente a maior parte do tempo.
Recomenda-se podar a árvore, para que tenha apenas um tronco central.
A Paineira Rosa pode formar grandes raízes na base do tronco, logo abaixo do solo. Deve-se manter a árvore a pelo menos 5 metros de distância de construções.
Recomenda-se colocar proteção ao redor do tronco, a fim de proteger as pessoas e animais dos seus espinhos.
.
Utilidades
A Seda obtidas dos frutos são usadas para preencher travesseiros, colchões, estofados e as tiras finas retiradas da casca são usadas para fazer corda.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes.
Por terem crescimento rápido são bastante indicadas para recuperar áreas degradadas.
.
.