Orquídea Phalaenopsis
.
A Orquídea Phalaenopsis é uma herbácea, pertence à família Orchidaceae, nativa do Sul da china, Indonésia e das Filipinas, perene, podendo chegar até 1 m de altura.
.
Descrição
A planta produz uma abundância de raízes carnudas, esbranquiçadas, o tamanho varia muito de uma espécie para outra, variando de poucos centímetros de raízes da Phalaenopsis apendiculata e quase um metro de comprimento de raízes para gigantea Phalaenopsis.
Folhas largas, brilhosas e suculentas, nascendo no centro da planta e pode ter até mais de dez folhas.
Inflorescências longas, com várias flores de pétalas arredondadas, com cores que variam do branco puro ao arroxeado, amarelo, laranja, marrom, rosa-choque com padrões manchados e nervuras degrade. Surgem no final do inverno até a primavera, mas foi adaptada para florescer em outras épocas, uma mesma planta pode florescer até três vezes por ano.
.
O Phalaenopsis esta entre as orquídeas mais cultivadas do mundo. Existem milhares de híbridos.
Fixadas em árvores, não necessitam de cuidados especiais, florescem após o inverno e duram várias semanas.
Quando cultivada em vaso, deve-se suprir suas necessidades de nutrientes artificialmente, florescem do final do inverno até o fim da primavera e suas flores chegam a durar 3 meses. Terminando de florescer a orquídea vai se concentrar no crescimento de novas raízes e folhas em preparação para novos picos de flores.
Usar um fertilizante próprio para orquídeas, seguindo a orientação do fabricante.
Na época da floração as hastes mais altas precisam ser escoradas.
.
Cuidados com a Orquídea Phalaenopsis
Clima: tropical, Subtropical.
Não tolera o frio inferior a 17 °C e tende a sofrer se o calor for acima de 38° C.
Cultivada em local ventilado e bem iluminado. As folhas são sensíveis a incidência direta do sol.
Muitas Phalaenopsis são vendidos em vaso com musgo e bem preso em torno das raízes, para ajudar a planta a manter a umidade no transporte para venda. Uma vez em nossas casas, o musgo deve ser trocado, por um substrato específico para orquídeas. Solos encharcados podem causar “podridão” das raízes e isso pode ser fatal para a planta.
Evite comprar substratos que contenham casca de pinheiro, estes resultam em grande stress na Orquídea Phalaenopsis.
A folhagem não deve ser borrifada, pois é propensa ao acúmulo de água na base das folhas, o que pode gerar fungos que causam doenças.
.
Nova Florada
Phalaenopsis híbridas, apresentam a capacidade de emitir novas flores a partir das hastes florais antigas.
Após a florada cortar 3 cm acima do terceiro nó. Dentro de 2 meses, um desses nós poderá então iniciar uma nova haste de flores, no entanto, as flores costumam vir com menos vigor. Se dentro desses 2 meses, não surgir uma nova brotação, ou a haste secar, em ambos os casos, corta-se perto da base da planta de onde surgiu.
.
.
Optando por cortar a haste, use uma lâmina esterilizada e bem afiada, faça um corte em bisel e coloque canela em pó para ajudar na cicatrização. Para esterilizar, deixar a lâmina de molho na água sanitária pura por 25 minutos.
Fazer podas de limpeza na Orquídea Phalaenopsis para retirar flores murchas, folhas mortas, secas ou com doenças.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e meristema.
.
.
.