FloresOrquídeasOrquídeas ..

Orquídea Laelia purpurata

Orquídea Laelia purpurata

.

A Orquídea Laelia purpurata pertence à família Orchidaceae, nativa do Brasil, perene, epífita, de 20-40 cm de altura e muito ornamental.

.

Descrição

Folhas grandes, rígidas com pseudobulbo bem desenvolvido, surgem de um rizoma basal.

Inflorescências em haste floral de até 25 cm de altura e podem apresentar grupos de 5 ou mais flores.

As flores são grandes, com pétalas delicadas, de coloração branca ou rosa, com o labelo num tom roxo-forte, são muito perfumadas e duram cerca de 20 dias. Surgem do final da primavera até o verão.

Em paisagismo é usada em jardins sobre galhos de árvore, tronco seco e vasos de barro ou ainda fixas em placas de xaxim ou madeira, também muito usada como planta de interior.

.

Cuidados com a Orquídea Laelia purpurata

Clima: Subtropical, Tropical, Equatorial, Temperado.

Tolera grande variação de temperatura em seu habitat, mas o ideal é cultivá-la em locais onde a temperatura varia de 15-32° C.

Cultivada a luz indireta. Seu cultivo é feito em ripados com cobertura de sombrite com sombreamento de 40% e boa ventilação.

O substrato de cultivo é o igual a todas as orquídeas, casca de coco, cascalho, musgo, entre outros, desde que bem drenável.

As regas devem ser regulares o ano todo, diminuindo no inverno.

As purpuratas apreciam uma umidade relativa do ar elevada, sendo entre as Laelias, uma das mais exigentes neste quesito.

Adubar usando um fertilizante para orquídeas, seguindo a orientação do fabricante.

Na natureza são plantas de matas onde seus nutrientes são extraídos do ar, de folhas decompostas e de excrementos da fauna selvagem.

A Orquídea Laelia purpurata é uma orquídea vigorosa, que praticamente nunca para de crescer, emitindo raízes novas mesmo nos meses de inverno.

.

Curiosidade

Laelia purpurata é nativa de Santa Caterina no sul do Brasil, onde é tão admirada que é a flor do estado de Santa Caterina.

A inexistência de frio, como acontece nos estados do Norte e Nordeste, comprometem muito as floradas, portanto quando ocorrem, apresentam poucas flores e de tamanho reduzido.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por divisão da planta.

.

Orquídea Laelia purpurata

.