Orquídea Dendrobium
.
A Orquídea Dendrobium é uma herbácea epífita, pertence à família Orchidaceae, nativa da China e Himalaia, perene, entouceirada, bastante variável morfologicamente, com 30-45 cm de altura.
O Dendrobium é um dos maiores gêneros da família, são citadas mais de 15 cultivares, nas quais variam o tamanho e a cor das flores.
.
Descrição
Pseudobulbos (hastes) sulcados longitudinalmente, verde-amarelados, com nós e entre nós.
Folhas espessas, glabras, de 7-11 cm de comprimento.
Flores com sépalas e pétalas brancas, róseas ou amarelas e labelo com mancha roxo-escura ou clara na garganta, floresce de 1-3 vezes por ano. As flores surgem no inverno e só param no final da primavera.
São adequadas para o plantio em vasos na decoração de varandas, pátios e de interiores. Também em jardins de seixos a meia-sombra apoiada sobre as rochas.
.
Cuidados com a Orquídea Dendrobium
Clima: Tropical, Subtropical.
É tolerante ao frio, mas perde a maioria das folhas.
Em regiões de clima frio, pode receber o sol direto, na parte da manhã, evitando o sol nas horas mais quentes do dia (10 ás 17 horas), em regiões de clima quente, não deve receber o sol direto, apenas o sol filtrado das árvores, ou luz difusa.
Floresce melhor nos subtrópicos úmidos.
Cultivada em vasos com seixos, casca de pinus, britas, apenas para fixar as raízes e em placas de fibra de coco ou afixada em ramos de árvores.
Quando a orquídea for cultivada artificialmente em vasos, deve-se suprir suas necessidades de nutrientes artificialmente.
.
Propagação
Multiplica-se por divisão de touceira e por separação das inúmeras brotações laterais.
.
.