Orquídea Cymbidium spp
.
O Cymbidium é uma orquídea terrestre, pertence à família Orchidaceae, nativa da Ásia e Himalaia, perene, com até 1,5 metros de altura.
O gênero possui 44 espécies, mas a maioria das que são vendidas no Brasil são híbridas.
Os híbridos comerciais apresentam flores de diversas cores, em tons de amarelo, rosa, vinho, branco e combinações, sendo que muitas vezes o labelo apresenta cores mais vibrantes.
.
Descrição
As raízes costumam ser bastante resistentes, bem grossas e fixas ao substrato, mas altamente delicadas. Se manuseadas de forma errada podem se quebrar com muita facilidade.
Folhas coriáceas, longas e pseudobulbos ovóides. Algumas orquídeas são capazes de produzir até quatro pontas de flores em cada bulbo.
Inflorescências grandes, compostas de muitas flores. Flores com sépalas e pétalas isentas e semelhantes umas às outras. O labelo é significativamente diferente das outras pétalas e sépalas e possui três lobos. Surgem no inverno, no entanto, alguns Cymbidiuns podem florescer no verão, mas com flores pequenas e em menor quantidade.
É adequada para uso em ambientes internos como residências e escritos.
Suas flores são muito duráveis, sendo frequentemente utilizadas como flor de corte, para a utilização em arranjos florais que podem durar semanas.
.
Cuidados com a Orquídea Cymbidium
Clima: Subtropical, Temperado.
Prefere a luz difusa (indireta) intensa ou o sol da manhã, não suporta o sol direto nas horas mais quentes do dia.
Cultivada em substrato preparado, com areia e terra vegetal.
As regas devem ser regulares nos meses mais quentes e com menos frequência nos meses mais frios.
Recomenda-se o uso de fertilizante para orquídeas (20-20-20), durante os meses de inverno, seguindo a orientação do fabricante. É importante lembrar de nunca adicionar fertilizante a uma orquídea que esteja seca, pois pode causar danos severos às raízes e às folhas.
Após a floração, remova as flores e folhas mortas e secas.
Ela possui um crescimento simpodial, ou seja, formando rizomas e pseudobulbos horizontalmente, o que por si só já é uma característica bastante interessante da espécie.
.
Luminosidade
O Cymbidium floresce melhor em ambientes bem frios, pois sua floração é induzida por baixas temperaturas. Em condições ideais, a planta em botão pode ser exposta a temperaturas noturnas de 4º a 10º C e diurnas de 18º a 24ºC. Uma vez que a planta floresceu, ela pode suportar calor significante no verão, mas o ideal seria mantê-la a 17ºC durante o tempo todo. Mas mesmo em regiões de temperaturas intermediárias ela pode vir a florescer bem.
Plantas que permanecem em locais de baixa luminosidade podem exibir folhagem exuberante, sem no entanto florescer. Folhas saudáveis são de cor verde claro ou verde amarelado. Caso elas estejam amarelas brilhantes ou manchadas, a planta está recebendo luz demais; se a cor das folhas for verde escuro, a luz recebida não está sendo suficiente.
.
Propagação
Multiplica-se por divisão da planta após a floração, separando-se mudas completas com pelo menos três pseudobulbos cada.
Comercialmente são propagadas por micropropagação, gerando plantas idênticas umas às outras.
.
.
.