Orquídea Brassia verrucosa
.
A Orquídea Brassia verrucosa, pertence à família Orquidaceae, nativa da América Central, perene, epífita, de até 60 cm de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Pseudobulbos verticais, achatados, ovais, médios, com cerca de 8 cm de altura e 7 cm de largura. Cada pseudobulbo transporta duas folhas.
Folhas finas, coriáceas, com cerca de 38 cm de comprimento e 5 cm de largura.
Inflorescências em haste floral que mede aproximadamente 35 cm com até 16 flores.
As flores são grandes, normalmente medem de 15-21 cm de altura, com uma largura de 9 cm, as sépalas e pétalas são verde-pálido manchado de verde escuro, vermelho ou marrom, principalmente perto da base. O lábio é branco com manchas verdes escuras.
Como as flores se abrem consecutivamente ao longo do caule, no momento em que o último botão está abrindo, as pétalas e sépalas das primeiras flores adquirem uma cor mais profunda. A mais jovem das flores é perfumada, mas há uma deterioração do odor à medida que envelhecem. As flores permanecem na planta por cerca de 3 semanas. Surgem do final da primavera até o início de verão.
Em paisagismo é usada principalmente em ambientes internos e bem iluminados.
.
Cuidados com a Orquidea Brassia
Clima: Subtropical, Temperado.
A faixa de temperatura do ano deve ser de 15-23 °C durante o dia e de 10-15 °C à noite.
Quando a temperatura subir acima de 23 °C por mais de dois ou três dias, deve-se colocar os recipientes em bandejas com seixos úmidos e borrifar a folhagem diariamente.
Aprecia a luz filtrada. Nunca exponha esta orquídea à luz solar direta.
Cultivada em substrato próprio para orquídeas.
As regas devem ser moderadas, mas deixar que aproximadamente dois terços da mistura seque antes de voltar a regar.
Após a floração ter cessado, a orquídea precisa descansar por um curto período de tempo (cerca de três semanas). Durante este período de descanso, dê apenas água suficiente para evitar que a mistura seque completamente ou que os pseudobulbos murchem.
A cada três ou quatro regas, usar um fertilizante para orquídeas, usando metade da dose recomendada pelo fabricante.
Sempre que necessário, passar a orquídea para um vaso maior, cerca de uma vez a cada dois ou três anos. A melhor época para replantar é na primavera.
Nas florestas elas vivem nos troncos das árvores e preferem estar em florestas fechadas, úmidas e com clima temperado.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes ou pela divisão de touceiras.
.