FloresOrquídeasOrquídeas ..

Orquídea borboleta – Psychopsis papilio

Orquídea borboleta - Psychopsis papilio

.

A Orquídea borboleta, pertence à família Orchidaceae, nativa do Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru, perene, epífita e de 20-30 cm de altura.

.

Descrição

Possui rizoma curto com robustos pseudobulbos agregados, com formato arredondado, achatado e enrugado com uma única folha.

Folha coriácea e elíptica de aproximadamente 20cm de comprimento, produzida no topo de cada pseudobulbo, de cor malhada em tons de verde e marrom.

Inflorescência é uma longa haste floral que pode chegar a 1,2 metros de comprimento e brota da base do pseudobulbo, suportando exóticas flores que podem chegar a 15cm de diâmetro e que abrem em sucessão (uma única flor aberta de cada vez).

Flores com pétalas finas voltadas para o alto e sépalas e labelo amarelos, densamente maculados de marrom-avermelhado, lembrando uma borboleta. Surgem na primavera e sua floração dura em torno de três semanas. Pode florescer mais de uma vez por ano.

Usada na decoração de jardins sobre árvores; também em cachepot de madeira em varandas e interiores bem iluminados.

.

Cuidados com a Orquídea borboleta

Clima: Tropical, Subtropical.

Prefere o clima quente e úmido, com temperaturas entre 10-35°C.

Prefere ambientes com média luminosidade. O ideal para esta planta é 60-70% de sombreamento.

Pode ser fixada em cascas e troncos de árvores.

Cultivada em vasos ou caixetas de madeiras, usar um substrato composto de partes iguais de casca de pinus, esfagno e carvão vegetal.

As folhas e raízes podem ser pulverizadas com água todos os dias, especialmente nos dias secos e quentes, mas não tolera ficar com o substrato encharcado.

Fertilizar com adubo líquido especifico para orquídeas a cada quinze dias, seguindo a orientação do fabricante.

.

Habitat

Pode ser encontrada vegetando fixada em árvores cobertas de musgo, em florestas quentes e úmidas, em altitudes que variam desde o nível do mar até 800 metros.

.

Sobre a Orquídea

O nome da espécie deriva do latim: papilio, que significa “borboleta’’. Uma óbvia comparação do formato da flor com o inseto.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e divisão da planta.

.