Folhagens

Orelha de elefante – Colocasia gigantea

Orelha de elefante - Colocasia gigantea

.

Orelha de elefante – Colocasia gigantea é uma herbácea, pertence à família Araceae, nativa da Península Malaia e de Java, perene, ereta, vigorosa, decídua e de até 3 metros de altura.

.

Descrição

O rizoma é inicialmente subterrâneo e com o tempo torna-se volumoso, elevando-se a cerca de 50 cm da superfície.

Folhas muito grandes, peltadas, com nervuras branco acinzentadas destacadas, de margens onduladas, com pecíolo robusto, carnoso e de cor verde esbranquiçada.

Inflorescências em séries de 4-6, dispostas em leque e geralmente abrem uma após a outra nos próximos 6 dias. Flores com cerca de 30 cm de altura, com espata e espádice brancas e são agradavelmente perfumadas. Surgem principalmente no verão e são muito visitadas por mamangavas.

É indicada para plantio como planta isolada, devido ao grande efeito ornamental da folhagem. Também ocasionalmente em grupos formando conjuntos esparsos em amplos espaços ou a beira de rios e lagos.

.

Cuidados com a Colocasia gigantea

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Temperado.

O crescimento é melhor em temperaturas entre 20-30°C. As plantas podem ser danificadas se as temperaturas caírem abaixo de 10°C por mais de alguns dias. Não tolera geadas e ventos fortes.

Cultivada a meia sombra, onde apresenta sua melhor forma ou a pleno sol.

Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. A planta não deve ficar “seca” por muito tempo; se isso acontecer, as folhas murcharão.

Fertilizar na primavera-verão com adubo 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante.

Em regiões temperadas, elas são plantadas para a estação de verão. Os rizomas são desenterrados e armazenados durante o inverno, devem ser secos e com ventilação para evitar infecções fúngicas.

.

Sobre a Colocasia

A Universidade Federal do Amazonas comprovou a eficiência da Colocasia gigantea como biorremediadora em áreas contaminadas. De acordo com a pesquisa, a espécie tem a capacidade de absorver metais pesados do solo, como cádmio, cromo, cobre, chumbo, níquel e zinco.

As plantas que absorvem os metais pesados e outros químicos, concentrando-os em seus tecidos, devem descartadas adequadamente, ao final de sua vida útil (a forma de descarte ainda é uma discussão séria).

.

Planta Tóxica

A planta contém uma substância irritante que causa intenso desconforto aos lábios, boca e garganta. Esta acidez é causada em parte por partículas microscópicas de oxalato de cálcio.

.

Propagação

Multiplica-se por por sementes e por brotações laterais do rizoma original.

Os primeiros sinais de crescimento aparecerão em 1-3 semanas.

.

Orelha de elefante - Colocasia gigantea

.

Orelha de elefante - Colocasia gigantea

.