Ora-pro-nóbis – Pereskia aculeata
.
A Ora-pro-nóbis – Pereskia aculeata é um arbusto escandente, pertence à família cactaceae, nativa das Américas, perene, semilenhosa, de crescimento moderado e de até 5 metros de altura.
.
Descrição
Ramos longos, suculentos e com espinhos.
Folhas elípticas, planas carnosas de coloração verde escura na face superior e ligeiramente púrpura na face inferior.
Flores brancas e perfumadas com miolo alaranjado. Cada florada tem duração entre dois e três dias, com floração intensa, durante 6 meses. Surgem na primavera-verão e atraem abelhas.
Frutos redondos e amarelados.
Em paisagismo é usada apoiada sobre pérgolas, caramanchões e cercas. Devido aos ramos repletos de espinhos, é muito usado como cerca viva de proteção.
.
Cuidados com o Ora-pro-nóbis
Clima: Tropical, Semiárido, Subtropical, Equatorial, Oceânico.
Aprecia sol direto, mas em regiões muito quente, deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã.
Rústica não e exigente quanto ao solo, mas aprecia solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
A rega deve ser esparsa, deixando o solo secar bem entre cada irrigação.
.
Sobre a Pereskia
Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim: Ora-pro-nóbis (rogai por nós).
.
Uso na culinária
É um vegetal, muito usado na culinária em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas, refogados e cruas em saladas.
A variedade comestível tem flores brancas, miolo alaranjado e folhas suculentas.
É uma PANC, planta alimentícia não convencional.
.
Uso na medicina popular
A Ora-pro-nóbis contém cerca de 4 vezes mais vitamina C que a Laranja e são muito ricas em cálcio, magnésio, manganês, potássio, acido fólico, ferro e zinco;
Pela sua riqueza em cálcio e ferro é indicado para osteoporose e anemia;
O chá preparado com folhas da Ora-pro-nóbis é indicado para tratar cistite, úlceras, problemas de pele, processos inflamatórios e queimaduras;
Usa-se as folhas secas e moídas na forma de pó, no preparo da farinha múltipla, como complemento nutricional no combate a fome.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Por favor, procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas. A partir de três meses após o plantio, pode ser iniciada a colheita das folhas, após a poda dos galhos.
Colocar luvas a fim de evitar ferimentos pelos espinhos.
.
.
.