Odontonema – Odontonema tubaeforme
.
O Odontonema é um arbusto, pertence à família Acanthaceae, nativo da América Central, perene, ereto, robusto, de 1,2-2,5 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Ramos de textura semi-herbácea, de coloração verde, tornando-se arroxeados no ápice.
Folhas simples, curto pecioladas, de lamina membranácea, ovalado-alongada, verde-brilhante, espessa, glabra, decorrente sobre o pecíolo, de 15-22 cm de comprimento.
Inflorescências terminais firmes, vistosas, dispostas bem acima da folhagem, com numerosas flores, pequenas, vermelhas e tubulares. Surgem durante a primavera-verão e são muito visitadas por beija flores, borboletas e abelhas jatai.
Em jardins é adequado para plantios de maneira isolada ou em conjuntos formando maciços e renques juntos a paredes, muros, muretas e cercas; assim como isolada em vasos e jardineiras.
Suas inflorescências duradouras a tornam apropriada também para flor-de-corte.
.
Cuidados com o Odontonema
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Apesar de ser tipicamente tropical, ela é tolerante ao frio, desde que este não seja muito rigoroso e ao litoral.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra. Aprecia sol direto, mas em regiões muito quente, evitar o sol nas horas mais quentes do dia, das 10-17 horas.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e de boa drenagem.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Reduzir muito as regas no inverno.
Adubar no fim do inverno, usando adubo orgânico, enriquecido com farinha de osso e durante a primavera-verão, com NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
Podas de formação estimulam a renovação da folhagem.
.
Sobre o Odontonema
Odontonema é um gênero de cerca de 26 espécies de plantas perenes e arbustos sempre-verdes das florestas das Américas tropicais.
Existe alguma confusão quanto à correta denominação desta planta – parece oficialmente Odontonema tubaeforme, embora também seja conhecida como Odontonema strictum e Odontonema cuspidatum.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por estacas, principalmente se cortadas no final do inverno e postas a enraizar em ambiente protegido.
.
.
.
.