Norantea – Schwartzia brasiliensis
.
A Norantea – Schwartzia brasiliensis é uma trepadeira do tipo cipó, pertence à família Marcgraviaceae, nativa do Brasil, perene, de até 4 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas coriáceas, marcadas pela nervação impressa na face superior.
Inflorescência com 21-32 cm de comprimento, composta por 40-83 flores vermelhas e nectários extraflorais em forma de copo, com produção de néctar é contínua e abundante. Geralmente surgem de outubro a janeiro e são visitadas principalmente por beija-flores e insetos.
Frutos pequenos cor de vinho quando maduros. Surgem de janeiro a março.
Em paisagismo é usada apoiada em suportes ou muros.
.
Cuidados com a Norantea
Clima: Tropical, Subtropical, Equatotial, Oceânico.
Não tolera o frio intenso.
Cultivada a pleno sol.
Em solo arenoso e enriquecido com matéria orgânica.
Schwartzia brasiliensis Choisy, conhecida popularmente como “Norantea” ou “agarrapé”, é uma espécie nativa ocorrente do nordeste ao sul do Brasil, sendo encontrada geralmente em restingas.
.
Uso na Medicina Popular
Suas folhas são utilizadas pela população nordestina no preparo de chás e garrafadas para o tratamento de doenças cardíacas.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Por favor, procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.
.
Sobre a Norantea
Ela foi incluída na Lista Oficial das Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção na cidade do Rio de Janeiro e é protegida pelo Decreto Municipal 15.793 de 4 de junho de 1997.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes que germinam em torno da planta e facilmente por alporques.
.
.
.
.