FloresPlantas Aquáticas

Ninféias – Nymphaeas

Ninféias - Nymphaeas

.

Ninféias – Nymphaeas, pertencem à família Nymphaeaceae, são perenes, tuberosas, aquáticas emersa e caducas.

São popularmente conhecidas como “ninféias” ou “lírios d’água”.

.

Descrição

Folhas grandes de 20-40 cm de diâmetro, arredondadas com recorte na base, bordas lisas ou serrilhadas, flutuantes ou semi-flutuantes, em tons de verde, verde-escura ou avermelhada, dependendo da espécie.

.

Ninféias - Nymphaeas

.

Quando nova, a folha é verde brilhante, à medida que envelhece, o pecíolo se alonga, empurrando-a e abrindo espaço exterior para uma nova folha, então começa a morrer, fica amarela e depois marrom, até desaparecer sob a água.

Durante o inverno as folhas desaparecem, para reaparecerem novamente na primavera seguinte.

.

Ninféias - Nymphaeas.

Flores grandes de 10-15 cm de diâmetro, às vezes perfumadas, possuem quatro sépalas verdes e diversas pétalas, sustentadas por um pendúculo longo, pouco acima da folhagem, em tons de branco, rosa, azul ou amarelo, com muitos estames no centro. As Nymphaeas se abrem pela manhã ou a noite, dependendo da espécie.

Em paisagismo são usadas em rios, lagos, tanques e espelhos d’água.

Ninféias – Nymphaeas acrescentam beleza ao lago, fornecem sombra e abrigo para os peixes, oxigenam a água, reduzem a quantidade de algas e agem como um filtro natural de água.

.

Cuidados com as Ninféias

Clima: Tropical, Equatorial, Subtropical, Temperado, Continental, Mediterrâneo.

Cultivadas a pleno sol ou meia sombra, desde que receba no mínimo 6 horas diárias de sol direto. Quando cultivadas a pleno sol, produzem pequenos frutos com várias sementes, que se espalham pela correnteza.

Adaptada às margens de rios calmos, os lírios d’agua vivem com seus caules tuberosos embutidos no lodo, a uma profundidade de 40-70 cm abaixo do nível da água. Em lagos artificiais, são plantadas em vasos.

 

Ninféias - Nymphaeas

Para plantar ninféias, usa-se um recipiente específico de plástico vazado, com capacidade de 3-4 litros. Usar uma mistura de 1/3 de terra comum, 1/3 de composto orgânico e 1/3 de areia lavada. Este recipiente permite que a água circule através do substrato, fornecendo a planta oxigénio e nutrientes.

Inicialmente, o vaso deve ser colocado sobre uma pilha de tijolos de modo que, as folhas flutuem na superfície da água. À medida que a planta amadurece, retire uma camada de tijolo de cada vez, levando a planta para o fundo do tanque até que a profundidade desejada seja atingida.

Em uma lagoa natural a acumulação de húmus na parte inferior é suficiente para manter o crescimento.

Em lagos artificiais, especialmente para Nymphaeas cultivadas em recipiente, é importante adicionar nutrientes suficientes para a planta, para isso, enterre pastilhas de fertilizante no solo do vaso.

.

Benefícios

Ninféias podem adaptar-se a ambientes poluídos e auxiliar na recuperação da ecologia aquática.

.

Propagação

Multiplica-se facilmente pelos tubérculos rizomatosos e por sementes germinadas espontaneamente.

..

Ninféias - Nymphaeas.

Ninféia Branca – Nymphaea alba

Nativa da Europa, Ásia e África

Folhas grandes, arredondadas com recorte na base, “semi-flutuantes”, coriáceas.

Flores grandes, às vezes perfumadas, possuem quatro sépalas verdes e diversas pétalas brancas com estames amarelos, sustentadas por pendúculo longo, pouco acima da folhagem. Surgem no verão.

Clima : Temperado, Subtropical.

Profundidade de 40-50 cm abaixo do nível da água.

.

Ninféias - Nymphaeas .

Ninféia azul – Nymphaea caerulea

Nativa da África do Sul

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.

Folhas grandes, verdes, arredondadas com recorte na base, “flutuantes”, coriáceas.

Flores grandes, perfumadas, possuem 4 sépalas verdes e muitas pétalas azuis estreitas e pontiagudas com estames amarelos dourados e brilhantes com as pontas azuis. Surgem na primavera e verão.

Profundidade de 50-70 cm abaixo do nível da água.

.

.

Ninféia Vermelha – Nimphaea rubra

Nativa da Ásia e Índia.

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Continental.

Folhas grandes, arrendodadas, “flutuantes”, coriáceas, avermelhadas ou verde escuras com bordas serrilhadas.

Flores grandes, perfumadas, possuem 4 sépalas verdes e muitas pétalas que se abrem brancas, tornando-se vermelhas ou róseas com o passar do tempo e estames amarelos. Surgem no verão.

Profundidade de 40-50 cm abaixo do nível da água.

.

Há também as espécies:

.

.

Nymphaea pigmea – Folhas de até 10 cm de diâmetro, flores de 3-8 cm, ideal para vasos e recipientes de mesa com 10-40 cm de água.

Nymphaea gigantea – Folhas de até 75 cm de diâmetro e grandes flores azuis e brancas de até 25 cm, surgem em lagos com até 3 metros de profundidade.

.

Uma maneira fácil de introduzir uma planta já enraizada em lago natural, é amarrar um peso em torno da base do caule(o matérial usado para amarrar no tronco deve ser frágil e que apodreça rápido, como um barbante e usar em forma de 8) e em seguida, colocá-la na lagoa no local escolhido, para a planta crescer. Certifique-se de que a profundidade é adequada e que as folhas fiquem na superfície e dentro de algumas semanas as raízes terão crescido no lodo.

Outra maneira é ensacando a raiz, com um pouco de solo em um pedaço de juta, prendendo apenas os quatro cantos (não prender no tronco), o pano acabará por apodrecer e a planta será estabelecida no chão do lago.

.

error: Content is protected !!