Mussaenda x philippica ‘Queen Sirikit’
.
A Mussaenda x philippica é um arbusto, pertence à família Rubiaceae, perene, ereto, de ramagem escandente, com florescimento vistoso, de 1,5-3 metros de altura e muito ornamental.
Trata-se de híbrido criado nas Filipinas entre as espécies Mussaenda philippica Aurorae (feminina) e M erythrophylla (masculina).
.
Descrição
Folhas cartáceas, de superfície marcada pelas nervuras, de cor verde brilhantes, hirsutas na face de baixo, de 9-12 cm de comprimento.
Inflorescências densas e terminais, com flores pequenas, de cor amarelas, com cinco lobos, no entanto são as diversas sépalas grandes e expandidas que chamam a atenção, são onduladas, róseas nas margens, esmaecendo para brancas em direção ao centro. Surgem no verão.
Em paisagismo é usada na forma de arbusto isolado próximo de apoios como muros ou cercas, mas também em amplos gramados em grupos ou renques.
A planta pode ser conduzida como uma arvoreta, deixando o tronco maior e removendo brotações laterais à medida que for crescendo.
.
Cuidados com a Mussaenda x philippica
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não tolera o frio, em regiões de inverno rigoroso, perde suas flores e folhas.
Cultivada a pleno sol.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Fertilizar no início da primavera com composto orgânico, enriquecido farinha de osso e no verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
Podas após a floração são necessária para manter a planta com uma forma mais densa, mantendo-a entre, 1,5 a no máximo 2,0 m de altura. A poda também resulta no crescimento de mais ramos, que por sua vez, produz mais flores.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas em estufas.
.
.