Mussaenda vermelha – Mussaenda erythrophylla
.
A Mussaenda vermelha – Mussaenda erythrophylla é um arbusto escandente, pertence à família Rubiaceae, nativo da África Central, Tanzânia e Congo, perene, lenhoso, ereto, com ramos pendentes, vigoroso, de até 3 metros de altura e muito ornamental.
Mussaenda erythrophylla “Schumach & Thonn”
.
Descrição
Folhas semideciduas, aveludadas, sulcadas nas nervuras, com pecíolos e nervuras avermelhadas, de 7-11 cm de comprimento.
Inflorescências numerosas, em racemos terminais curtos, com flores branco-creme, pequenas, em forma de funil com centro de feltro vermelho-carmesim, com uma sépala grande, vermelha e muito vistosa. Surgem na primavera-verão e atraem borboletas, abelhas, beija-flores e insetos polinizadores.
Em paisagismo é usada como arbusto isolado em pequenos e grandes jardins; em grupos formando renques apoiadas em muros e grades; pode ser conduzida como trepadeira sobre pérgolas e caramanchões.
.
Cuidados com a Mussaenda vermelha
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não tolera o frio.
Cultivada a pleno sol, onde apresenta uma floração continua, mas pode tolerar meia sombra.
O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
Regas regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Fertilizar no início da primavera com composto orgânico, enriquecido farinha de osso e no verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
Tem uma tendência a tornar-se desgrenhado e pernalta, portanto as podas após a floração são necessária para manter a planta em forma. A poda também resulta no crescimento de mais ramos, que por sua vez, produz mais flores.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas preparadas na primavera e no verão.
.
.
Você pode gostar: