Horta e Pomar

Morango – Cultivo e espécies

Morango - Cultivo e espécies

.

O morango é um pseudofruto, pertence a família Rosaceae, Nativo de regiões temperadas do hemisfério norte, perene, herbácea e de 20-25 cm de altura.

Fragaria é um gênero da família Rosaceae, vulgarmente conhecido como morango.

Existem mais de 20 espécies descritas e muitos híbridos e cultivares. Os morangos mais comuns e cultivados comercialmente são cultivares de morango de jardim, um híbrido conhecido como Fragaria × ananassa.

.

Descrição

Folhas compostas, normalmente com três folíolos e com bordas dentadas.

Inflorescências em racemos corimbosos, com flores brancas ou róseas.

Fruto múltiplo formado por aquênios diminutos, imersos na periferia do receptáculo floral entumescido, vermelho quando maduro, carnoso e comestível.

 

Morango - Cultivo e espécies.

Cuidados com o Morango

Clima: Subtropical, Temperado.

Se desenvolve em uma faixa mais amena de temperatura, entre 13°C e 26°C.

O Morangueiro é cultivado a pleno sol, deve receber pelo menos 8 horas de luz solar por dia.

Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e com a textura areno-argilosa, levemente ácidos com ph na faixa de 5,5 a 6,0. Além disso, a boa drenagem do solo é um fator muito importante, pois a planta não tolera um mínimo encharcamento.

Os morangos precisam de ser bem regados pelo menos uma vez por semana, se não chover. Deve-se regar somente as raízes, evitando molhar as folhas, não sendo possível, regar de manhã cedo para que as folhas possam secar antes de o cair da noite, evitando assim eventuais doenças.

Frutas podres e maduras devem ser removidas para minimizar os problemas de insetos e doenças.

Os morangos também podem frequentemente aparecer unidos ou deformados devido a razões como polinização deficiente.

É recomendado usar o adubo orgânico, mas deve-se atentar para a origem e a qualidade do mesmo, pois muitos deles podem apresentar contaminação por resíduos químicos, antibióticos e outras substâncias de uso proibido pelas normas técnicas de produção.

.

Fruto

Botanicamente, o morango é considerado um “fruta acessória ”e não é uma verdadeira baga. A polpa consiste em um receptáculo de flores muito grande e é incrustado com os muitos frutos verdadeiros, ou aquênios, que são popularmente chamados de sementes.

Os morangos têm um sabor que varia de acordo com a cultivar e varia de bastante doce a bastante ácido. 

As frutas são colhidas com as tampas ainda presas e com pelo menos 1 cm de haste restante. Os morangos precisam permanecer na planta para amadurecer completamente porque não continuam a amadurecer depois de serem colhidos. 

Os morangos só devem ser lavados na hora de consumir pois a umidade aumenta a atividade microbiológica, acelerando a deterioração do produto. Isso prejudica o sabor e o aroma do fruto.

.

Morango - Cultivo e espécies
Fragaria x ananassa

Historia

O morango de jardim (Fragaria x ananassa e cultivares relacionadas) é a variedade de morango mais comum cultivada em todo o mundo.

É originário da Europa no início do século XVIII e representa o cruzamento de Fragaria virginiana do leste da América do Norte (o principal morango nativo dos Estados Unidos), que se destacava por seu sabor fino, e Fragaria chiloensis, do Chile, conhecida por seu grande Tamanho. As cultivares de Fragaria x ananassa substituíram na produção comercial o morango silvestre (Fragaria vesca), cultivado no início do século XVII.

.

Sobre o Morango

Cerca de 200 espécies de pragas são conhecidas por atacar morangos direta e indiretamente.

Os morangos encabeçam a lista dos vegetais e frutas mais “sujos”, isto é, contendo maior quantidade de vestígios de pesticidas, elaborada pela ONG Environmental Working Group nos EUA. Contudo, o Departamento de Agricultura americano indica que os níveis estão abaixo dos limites de tolerância. A situação na Europa é semelhante – Origem: Wikipédia.

 

Propagação

Multiplica-se por sementes que é bem mais difícil e exige ambiente profissional, ou a partir de uma planta já existente.

À medida que a planta envelhece, o sistema radicular torna-se lenhoso e a planta “mãe” envia estolhos (estolões) que tocam o solo e enraízam, aumentando assim a planta vegetativamente.

Morango - Cultivo e espécies
Fragaria x ananassa