Moleque duro – Cordia leucocephala
.
O Moleque duro – Cordia leucocephala é um arbusto, pertence à família Boraginaceae, nativo da caatinga do Nordeste do Brasil, perene, lenhoso, ramificado, de 1,5-2 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas simples, ovaladas, denteadas, ásperas, pilosas, alternadas, de coloração verde na face superior e verde-esbranquiçada na face inferior, com 4 a 11 cm de comprimento.
Inflorescências compactas e globosas. Flores brancas nas extremidades dos ramos, principalmente na parte de cima da planta. Surgem quase o ano todo.
O fruto é uma drupa subpiramidal de tamanho pequeno.
Em paisagismo é usada como planta isolada; em grupos formando maciços; em forma de renques formando cerca viva.
.
Cuidados com o Moleque duro
Clima: Semiárido, Tropical, Subtropical.
Não tolera baixas temperaturas, tendo assim seu cultivo é restrito aos trópicos e subtropicos de inverno ameno.
Aprecia o solo fértil e rico em matéria orgânica, porém, suporta bem os terrenos pobres e secos, desde que bem drenados.
As regas devem ser esparsas, pois o excesso de água pode apodrecer a planta. Só deve ser regada quando o solo estiver seco na superfície.
A Cordia deve ser protegida dos ventos fortes, pois os ramos quebram-se com facilidade.
.
Usos na Medicina Popular
É uma planta de largo uso na medicina popular, onde todas as partes da planta são utilizadas para este fim, em várias partes do Nordeste.
Usa-se na forma de infusão, decocção e xarope. Mas a forma mais usada para obter seus benefícios é o chá feito com as folhas.
É indicada no combate ao reumatismo, artrite, desnutrição, esgotamento mental, gota, indigestão, raquitismo e reumatismo.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos. Por favor, procure aconselhamento profissional antes de iniciar qualquer tratamento.
.
Propagação
Multiplica-se por por sementes e por estacas.
Encontra-se facilmente mudas espontâneas próximas a planta.
.
.