Mini prímulas – Primula malacoides
.
A Mini prímulas – Primula malacoides é uma herbácea, pertence à família Primulaceae, nativa de China, perene, de até 40 cm de altura, com 30 cm de largura e flores muito ornamentais.
.
Descrição
Folhas ovais, verde claro, em forma de coração, com bordas irregulares.
Flores pequenas com 1,5 cm, em hastes peludas, macias e podem ser: rosa brilhante, vermelho, lilás e branco. Surgem de meados do inverno até a primavera.
Através da criação extensiva de cultivares e híbridos, Mini Prímulas florescem em todo o mundo, em diferentes regiões climáticas.
Usada na decoração de jardins formando maciços; bordaduras ao longo de caminhos; forrações de solo; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras suspensas.
.
Cuidados com a Mini prímulas
Clima: Temperado, Subtropical.
Temperatura em torno 10-13º C, não vai bem em locais de clima quente.
Cultivada a meia sombra.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, porém em pequenas quantidades de água. Muita água numa só rega, pode causar sérios danos a planta.
Aplicar o fertilizante líquido NPK 4-14-8 a cada duas semanas durante todo o período de floração.
Planta perene, mas tratada como anual, devido a perda de vigor da planta.
Em região tropical, as prímulas são atacadas por fungos, que causam a antracnose das folhas e a podridão das raízes. Remover as folhas afetadas e queimar e em seguida pulverizar a planta com fungicida adequado.
.
Planta Tóxica
Todas as partes da planta são venenosas se ingeridas.
A Mini Prímulas pode provocar reações alérgicas nas pessoas mais sensíveis, por conter primulina, uma substância química que produz um ardor irritante quando em contato com a pele.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por divisão de touceiras.
.
.
.
.