BroméliasFlores

Mini abacaxi – Ananas lucidus

Mini abacaxi - Ananas lucidus

.

O Mini abacaxi – Ananas lucidus é uma bromélia, pertence à família Bromeliaceae, nativa da América do Sul, perene, monocárpica, acaulescente, terrestre, de até 1 metro de altura.

A espécie surgiu através de uma série de mutações naturais que ocorrem na natureza.

Vários híbridos estão sendo desenvolvidos, como BRS Anauê e BRS Boyrá com características que atendem inclusive ao mercado externo de flores para corte.

.

Descrição

.

Mini abacaxi - Ananas lucidus

Folhas longas, muito resistentes, com os ápices providos de um espinho robusto e as margens desarmadas, de cor verde brilhante na face superior, que, a pleno sol, assumem tons bronzeados e verde-acinzentados na parte inferior, devido à presença de pequenas escamas prateadas; existe na natureza também o mini ananas com folhas de cor bronze avermelhada mais ou menos intensa.

.

Mini abacaxi - Ananas lucidus

No centro da roseta surge um escapo floral longo de até 80 cm, de cor verde, coberto por um fino tomento esbranquiçado, com uma inflorescência na ponta. 

A inflorescência é formada por uma espiga, de cerca de 4 cm de comprimento e 3 cm de largura, de flores hermafroditas cercadas por brácteas rosas; a espiga carrega no topo uma roseta espessa de folhas. As flores são longas cerca de 15 mm e 3 mm de largura, de cor branca na base e azul-violeta no ápice. A floração tende a ser constante e surgem espontaneamente, em qualquer época do ano; os frutos costumam aparecer cerca de seis meses depois que as flores desabrocham.

O mini abacaxi permanece na planta por muito tempo, possui cerca de 5 cm de diâmetro e 6-8 cm de altura, de coloração amarelo-rosada a vermelho-pálido. O fruto, muito fibroso, não é comestível e geralmente contém poucas sementes, às vezes nenhuma.

Podem ser utilizadas como plantas de jardim, de forma isolada ou em conjunto formando maciços. Também muito usado para o plantio em vasos na decoração de ambientes internos e externos como varandas e pátios.

No entanto, o uso mais comum dos mini abacaxis é como flor de corte, utilizados na confecção de arranjos florais tropicais. As hastes, quando utilizadas como flor de corte, podem ser colhidas ainda na fase de botão, ou mesmo após a formação do fruto. A durabilidade do arranjo pode chegar a 40 dias.

.

Cuidados com o Mini abacaxi – Ananas lucidus

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.

Muito sensível a baixas temperaturas.

Cultivados sob luz difusa, com bastante claridade natural, mas apreciam algumas horas de sol, podendo ser o sol mais fraco do dia.

Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, leve e bem drenável.

As regas devem ser esparsas, deixando o solo secar antes de regar novamente.

Pode ser utilizado fertilizante líquido, a cada três ou quatro semanas na primavera/verão.

Os mini abacaxis podem ser plantados em vasos ou diretamente no solo.

.

Propagação

Multiplica-se facilmente por divisão da touceira e pelas mudas formadas na coroa do fruto. Suas raízes são bem superficiais e a espécie precisa ser replantada todos os anos.

Recentemente, no Brasil iniciou-se sua multiplicação em larga escala graças à micropropagação, para produção de plantas ornamentais destinadas à exportação para Europa e EUA.

 

Mini abacaxi - Ananas lucidus

.

error: Content is protected !!