Medinilla speciosa
.
A Medinilla speciosa é um arbusto, pertence à família Melastomataceae, nativa Bornéu, Java e nas Filipinas, perene, epífita, lenhosa, de até 1,20 centímetros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Hastes ramificadas lenhosas e com caules quadrados.
Folhas verdes semelhantes a couro, com veias proeminentes, de até 20 cm de comprimento.
Inflorescências em panículas pendentes e hastes avermelhadas, com flores pequenas e de cor rosa brilhante. Surgem do final da primavera até o outono.
Frutos são bagas vistosas, primeiro surgem na cor rosa e quando amadurecem tornam-se azul-púrpura.
Em jardins a Medinilla é cultivada tanto como planta isolada; em grupos formando maciços em canteiros sombreados; também pode ser usada em vasos para decorar ambientes internos.
.
Cuidados com a Medinilla speciosa
Clima: Tropical, Equatorial, Oceânico.
Medinilla precisa de alta umidade do ar e temperatura entre 25-30 ºC. As noites frias ajudam a planta a produzir mais flores.
Cultivada a luz difusa ou sombra peneirada de uma árvore. Necessita ao menos 4 horas diárias de luminosidade indireta pela manhã ou pela tarde para que floresça satisfatoriamente.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
Na primavera-verão as regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. No outono-inverno, as regas devem ser feita somente quando o substrato estiver seco.
Folhas com as pontas marrom, é sinal de que o o ar está muito seco e pode ser necessário usar um umidificador próximo a planta.
A Medinilla aprecia a adubação orgânica, entretanto, fertilizações mensais durante a primavera-verão, com adubo mineral líquido 04-14-08 estimulam uma folhagem vigorosa e florações intensas.
Muitas vezes as medinillas são encontradas como epífitas nos buracos e reentrância das árvores, onde há algum musgo crescendo ou folhas mortas acumuladas, o composto fornece um pouco de umidade.
.
Habitat
Esta espécie é típica das florestas montanhosas, prefere áreas sombreadas, solos úmidos e altitudes entre 300 metros e 750 metros acima do nível do mar.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por divisão da planta.
.
.