Medinila – Medinilla magnifica
.
Medinila – Medinilla magnifica é um arbusto, pertence à família Melastomataceae, nativa da Filipinas e Oceania, perene, epífita, de crescimento lento, semilenhosa e de até 2 metros de altura.
.
Descrição
Caule pouco ramificado, de ramos quadrangulares ou tetralados.
Folhas sésseis, opostas, grandes, verde-escuras, cerosas, brilhantes e com nervuras claras e bem marcadas.
Inflorescências pendentes, longas, de até 30 cm de comprimento, com flores pequenas róseas, dispostas em cachos, com brácteas róseas e muito duráveis. Surgem na primavera-verão.
As brácteas são uma espécie de folha colorida. Quando a flor termina, as brácteas rosadas permanecem no lugar por um longo tempo, portanto a Medinilla floresce por um período extra longo.
Em jardins é cultivada como planta isolada, em grupos em canteiros sombreados e pode ser usada em vasos para decorar ambientes internos.
.
Cuidados com a Medinila
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.
Medinilla precisa do clima tropical com muita umidade e temperatura de 25-30 ºC. As noites mais frias ajudam a planta a produzir mais flores.
Cultivada a luz difusa ou sombra peneirada de uma árvore. Necessita ao menos 4 horas diárias de luminosidade indireta pela manhã ou pela tarde para que floresça satisfatoriamente.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Se as folhas começarem a ficar marrons, o ar está muito seco ou a planta está recebendo muita luz solar direta.
Durante o inverno, pode ser necessário usar um umidificador próximo a planta. Além disso, manter a planta longe de correntes de ar.
A Medinilla aprecia a adubação orgânica, entretanto, fertilizações mensais durante a primavera-verão, com adubo mineral líquido 04-14-08 estimulam uma folhagem vigorosa e florações intensas.
Em seu habitat natural, muitas vezes as medinilas são encontradas como epífitas nos buracos e virilhas das árvores.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, estacas e por divisão da planta.
Ao dividir a Medinilla, certifique-se de deixar pelo menos um conjunto de folhas em cada caule que cortar.
Melhor época para a divisão e na primavera-verão.
.
.
.