Margaridinha rosa – Argyranthemum
.
A Margaridinha rosa é uma herbácea, pertence à família Asteraceae, plantas originais nativa das Ilhas Canárias, Ilha da Madeira, Açores e Cabo verde, perene, rizomatosa, de até 0,70 de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas profundamente lobadas em tom verde-escuro, que emitem uma forte fragrância quando esmagadas.
Inflorescências em capítulos solitários terminais e axilares dispostos bem acima da folhagem por longo pedúnculo, com flores radiais róseas sobrepostas de ate 4 cm de diâmetro, com miolo amarelo e totalmente sem perfume. Surgem durante quase o ano todo e atraem abelhas, besouros e borboletas.
Usada na decoração de jardins formando maciços em meio a gramados; como bordadura de canteiros; em floreiras e vasos sozinha ou em composição com outras flores; usada como flor de corte.
.
Cuidados com a Margaridinha rosa
Clima: Subtropical, Temperado.
Por apreciar o frio, adapta-se melhor a regiões de altitude.
Cultivada a pleno, mas em regiões muito quente, deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã (cerca de 6 horas diárias de sol).
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Adubar a cada 30 dias, durante a florada com adubo líquido NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
Podas de limpeza removendo ramos e flores secas.
O canteiro deve ser renovado a cada 2 anos.
.
Propagação
Multiplica-se por estacas.
.
.
Argyranthemum “Summer Stars Pink”
.