Margarida de árvore – Montanoa bipinnatifida
.
A Margarida de árvore é um arbusto, pertence à família Asteraceae, nativa do México, perene, possui crescimento rápido, de até 10 metros de altura, embora normalmente não ultrapasse os 3 metros.
.
Descrição
Hastes flexíveis e quebradiças.
Folhas opostas, grandes, pubescentes, de cor verde-acinzentada, profundamente lobadas em 8-10 lobos acuminados, de margens serrilhadas e longos pecíolos usualmente alados.
Inflorescências do tipo panícula, muito ramificadas e compostas por numerosos capítulos. Cada capítulo, que tem o aspecto de uma flor, é uma inflorescência, com flores sésseis em um receptáculo cônico no centro e flores liguladas na periferia, com pétalas brancas e com perfume que lembra a baunilha. Surgem no outono e atraem abelhas, borboletas e pássaros.
Ocorre ainda uma variedade de flores dobradas.
O fruto é do tipo aquênio.
Em jardim é usada como planta isolada ou em grupos formando maciços em amplos espaços.
Pode ser conduzida como uma arvoreta.
.
Cuidados com a Margarida de árvore
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não tolera geadas e ventos fortes.
Cultivada a pleno sol ou a meia sombra.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas não encharcado.
É interessante podar os ramos muito longos e pendentes, para estimular o crescimento ramificado.
Fertilizar durante a florada com adubo mineral líquido NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
.
Sobre
É considerada daninha no Havaí e em outras partes dos Estados Unidos, África do Sul, Tanzânia e Austrália; sendo cultivada como planta de jardim, escapou do cultivo e se tornou uma erva invasora em estradas, áreas ribeirinhas e margens de florestas tropicais.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e estacas na primavera e verão.
.
.