Margarida – Chrysanthemum leucanthemum
.
A Margarida é uma herbácea, pertence à família Asteraceae, nativo da Europa e Cáucaso, perene, de caule ramificado, rizomatosa de 40-60 cm de altura.
.
Descrição
Folhas em roseta basal e caulinares, cartáceas, de margens inteiras ou dentadas.
Flores pequenas, reunidas em capítulos grandes, brancos com centro amarelo, simples ou dobrados, solitarios sobre hastes longas, eretas e firmes. Surgem na primavera ao fim do outono e atraem abelhas, besouros e borboletas.
A Margarida é uma flor simbólica, representando a pureza e a inocência.
Usada na decoração de jardins, formando maciços em amplos espaços gramados, como bordaduras ao longo de caminhos ou margeando canteiros; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
Não se sinta culpado por retirar suas Margaridas do ar livre, para colocar em vasos dentro de casa. Elas precisam ser cortadas para estimular novas floradas.
.
Cuidados com a Margarida
Clima: Subtropical, Temperado.
Por apreciar o frio, adapta-se melhor a regiões de altitude e climas subtropicais e temperados.
Aprecia sol direto, mas em regiões muito quente, deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã (cerca de 6 horas diárias de sol).
Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e irrigado periodicamente.
Adubar a cada 30 dias, durante a florada com NPK 4-14-8.
Para poda de limpeza, retirar alguns ramos no interior da planta, para permitir que a luz penetre e aumente a circulação de ar, evitando o aparecimento de doenças. A melhor maneira de começar desbaste é começar por retirar ramos secos e doentes.
A poda de contenção envolve a remoção de ramos inteiros em volta do tronco.
O canteiro deve ser renovado a cada 2 anos.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, por estacas ou divisão de touceira, com o cuidado que as mudas venham acompanhadas de parte do rizoma, de preferência após o florescimento.
.
.
.