Margarida do cabo – Osteospermum ecklonis
.
A Margarida do cabo é uma herbácea rizomatosa, pertence à família Asteraceae, nativa da África do Sul, perene, ereta ou prostrada, de 50-80 cm de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas alternas, verde escuras, as vezes opostas, pubescentes, de margens irregular ou espaçadamente denteadas, com a nervura central saliente.
Inflorescências em capítulos solitários terminais ou acompanhados de 1-2 axilares, de pedúnculo longo, que os dispõem acima da folhagem.
Flores circulares e diminutas, as centrais são azuis e as externas de corola expandida são brancas, azuladas, rosa arroxeadas ou formam um degradeé interessante do centro para as bordas. Surgem da primavera ao início do outono e Atraem abelhas, borboletas e pássaros.
Existem muitos cultivares que oferecem uma variedade de cores, dos brancos aos tons mais quentes e dos tons mais frios a malva. E novas cores de osteospermum estão sendo criadas constantemente.
Pesquisas estão sendo feitas para criar flores duradouras que permanecem abertas o dia e a noite.
Usada na decoração de jardins formando maciços, bordaduras ao longo de caminhos, margeando canteiros, também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com a Margarida do cabo
Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo, Oceânico. Prefere o clima frio.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Solo fértil, rico em matéria orgânica e enriquecido com farinha de osso e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, diminuindo a frequência no inverno. Uma vez estabelecidas, toleram um curto período seca.
Usar mensalmente durante a primavera-verão, um fertilizante líquido rico em fósforo, seguindo a dose recomendada pelo fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
A remoção das flores murchas, estimula florações sucessivas.
Apesar de ser perene, a Margarida do cabo deve ser renovada anual ou bienalmente através do plantio de novas mudas, devido a perda de vigor da planta.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por estacas.
Manter as sementes úmidas e bem iluminadas, mas sem a incidência direta do sol.
A germinação deve ocorrer dentro de 21 dias. Esperar até que as novas plantas tenham cerca de 7 cm de altura antes de transplantar.
.
.