Maravilha – Mirabilis jalapa
.
A Maravilha – Mirabilis jalapa é uma herbácea, pertence à família Nyctaginaceae, nativa da América Tropical, perene, de crescimento rápido, com raízes tuberosas, muito ramificada, de 1-2 m de altura e com intenso florescimento.
.
Descrição
Hastes espessas, cheias, quadrangulares com muitas ramificações e enraizadas nos nós. A postura é frequentemente prostrada.
Folhas opostas, membranáceas, estreito ovaladas, marcadas pela enervação mais clara na face superior, de 7-11 cm de comprimento e pecíolo de 2-3 cm.
Flores terminais, em pequenos grupos, dispostas sobre e entre a folhagem, de cores variadas como brancas, amarelas, vermelhas, roxas, róseas e não raro listradas. Um aspecto curioso de M. jalapa é que flores com diferentes cores crescem simultaneamente na mesma planta.
As flores abrem geralmente a partir do final da tarde ou ao anoitecer. Em seguida, produzem uma fragrância forte e de cheiro adocicado durante a noite e pela manhã se fecham para sempre. Novas flores abrem no dia seguinte. Surgem principalmente na primavera-verão.
Frutos de semente única, são esféricos, enrugados e pretos na maturidade.
Em jardins é usada para a formação de maciços e bordaduras, assim como pode ser plantada em vasos, jardineiras e cestas.
.
Cuidados com a Maravilha – Mirabilis jalapa
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.
Cultivada a pleno sol e tolera a meia sombra, embora apresente nestas condições a folhagem menos densa e flores mais esparsas.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Fertilizar mensalmente na primavera-verão com NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
Em dias muito quentes, as vezes as folhas murcham e voltam vigorosamente à noite, quando as temperaturas começam a cair e o sol se põe.
.
Sobre a Mirabilis
Mirabilis jalapa foi cultivada pelos astecas para fins medicinais e ornamentais.
A planta tem potencial para a biorremediação de solos poluídos com concentrações moderadas de metais pesados, como o cádmio.
.
Propagação
Multiplica-se por por sementes que germinam espontaneamente e por separação das grossas raízes tuberosas.
A planta se auto-semeia, muitas vezes se espalhando rapidamente se não for controlada em um jardim.
.
.
.