Mamona vermelha – Ricinus communis ‘Carmencita’
.
Mamona vermelha – Ricinus communis é um arbusto, pertence à família Euphorbiaceae, nativa da África, Ásia, perene, de crescimento rápido, de 1,5-2 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas grandes, purpuras escuras, brilhantes, palmadas com lóbulos profundamente incisos.
Inflorescências, eretas, terminais do tipo panícula, emergem nos nós entre o caule e os pedúnculos das folhas; com flores pequenas e pouco vistosas. Surgem quase o ano todo.
Frutos são cápsulas espinhosas, vermelhas, que contém sementes grandes, ovais, brilhantes, altamente venenosas. As cápsulas secas se dividem em três partes, expondo e liberando as sementes. São muito decorativos.
Em jardins é usada como planta solitária ou fazendo composição com outras plantas; em conjunto formando cercas vivas e como pano de fundo para dar cor ao jardim. Também se desenvolve bem em grandes vasos.
.
Cuidados com a Mamona vermelha
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo, Temperado.
Cultivada a pleno sol.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Quando estabelecido suporta curtos períodos de seca.
Usar adubo mineral NPK 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante.
A mamona pode ser podada para limitar o tamanho.
.
Sobre a Mamona
Ricinus communis pode variar muito em seu hábito de crescimento e aparência. A variedade foi aumentada por criadores que selecionaram uma variedade de cultivares para produção de óleo e outra de plantas ornamentais com folhas e flores coloridas.
.
Planta Tóxica
Todas as partes da planta, incluindo as sementes, são venenosas.
O Ricinus é extremamente alergênico.
A planta produz quantidades abundantes de pólen muito leve, que facilmente se tornam aerossóis e podem ser inalados nos pulmões, provocando reações alérgicas.
A seiva da planta causa erupções cutâneas. Indivíduos que são alérgicos à planta também podem desenvolver erupções cutâneas de apenas tocar as folhas, flores ou sementes.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes.
As sementes permanecem viáveis por 2-3 anos.
.
.