Lundia cordata
.
A Lundia cordata é uma trepadeira sarmentosa, pertence à família Bignoniaceae, nativa do Brasil, ocorre do nordeste ao sudeste, perene e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas trifolioladas ou bifolioladas e sua superfície é coberta de pelos curtos. As folhas são persistentes, de cor verde escura e lembram corações.
Inflorescências em cimeiras axilares ou terminais. Flores com cálice campanulado, irregularmente lobado, pubescente, medindo cada uma aproximadamente 5 cm, com corola púrpura, densamente tomentosa na face externa, estames que se projetam da flor e anteras pilosas. Surgem de janeiro a junho.
O fruto é uma cápsula linear plana, com uma crista central proeminente e bordas inchadas; sementes elípticas e inicia a frutificação em junho.
Em paisagismo é usada apoiada sobre muros, cercas e pérgolas.
.
Cuidados com a Lundia cordata
Clima: Tropical, Subtropical.
Cultivada a pleno sol.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Fertilizações são apreciadas. No fim do inverno com composto orgânico e farinha de osso e durante os períodos de floração, com adubo mineral 4-14-8, seguir a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
.
Usos
Os sitiantes dos limites do Parque Nacional Restinga de Jurubatiba utilizam o caule como “cordas” para amarraras.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes que germinam de 13-20 dias.
.
.