Louro cerejo – Prunus laurocerasus
.
O Louro cerejo – Prunus laurocerasus é um arbusto, pertence à família Rosaceae, nativo da Europa e Ásia, perene, de crescimento rápido, vigoroso, com cerca de 5 metros de altura, porém em condições favoráveis pode chegar a 18 m.
.
Descrição
Folhas ovaladas, com coloração verde escura, coriáceas e brilhantes, com 10-18 cm de comprimento e 4-10 cm de largura, com margens finamente serradas. Quando as folhas são trituradas podem apresentar um ligeiro odor a amêndoa.
Inflorescências de 10-15 cm de comprimento, com flores agrupadas em linhas axilares com 30-40 flores. As flores são brancas, pequenas e “muito perfumadas”. Surgem na primavera e atraem abelhas e borboletas.
Frutos ovóides, vermelhos, tornando-se pretos quando maduros, em geral, no início do outono. Os frutos permanecem nos racemos produzindo cachos vagamente semelhantes a uvas. São muito apreciados por pássaros.
Usado na decoração de parques e jardins como planta isolada ou em conjunto na formação de maciços; cultivado na formação de cercas viva, podadas ou não.
Muito usado na arte da topiária.
.
Cuidados com o Louro cerejo
Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo.
Tolera geadas leves.
Cultivado a pleno sol ou meia sombra.
Rústica, aceita a maioria dos tipos de solo, mas aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Fertilizar no fim do inverno com composto orgânico e farinha de osso, na primavera-verão usar fertilizante mineral NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante.
Louro-cerejo reponde bem à podas.
.
Planta Tóxica
Folhas, frutas e todas as partes do louro cerejo são tóxicas. Elas contêm ácido cianídrico. As folhas não devem ser queimadas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes no outono e por estacas semilenhosas do final do verão ao fim do outono e estacas lenhosas do final do outono ao final do inverno.
.
.