Lírio da paz – Spathiphyllum wallisii
.
O Lírio da paz – Spathiphyllum wallisii é uma herbácea, pertence à família Araceae, nativa da Venezuela e Colômbia, perene, vigorosa, rizomatosa e de 20-90 cm de altura.
.
Descrição
Folhas lanceoladas oblongas, curvas, verdes escuras e brilhantes, bastante coriáceas e com bordas onduladas, 10-25 cm de comprimento e 5-10 de largura.
Flores pequenas em forma de espiga envolvidas por uma bráctea branca, ligeiramente perfumada e de longa duração. Surgem quase o ano todo, mas sua maior florada e na primavera-verão, após esse período as flores podem nascer verde, o que e normal, tornando-se branca na próxima florada.
Frutos são bagas ovóides verdes com cerca de 4 mm de comprimento.
Usada na decoração de jardins formando maciços; como bordaduras ao longo de caminhos; como forração de solo; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.
Em interiores é cultivada em vasos próximos a janela.
.
Cuidados com o Lírio da paz
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Não suporta temperaturas abaixo de 15 graus.
Cultivada a meia sombra, sombra peneirada da copa de uma árvore ou luz difusa.
A umidade do ambiente deve ser bastante alta, em caso de ar seco e altas temperaturas, aumentar por meio de nebulizações utilizando água em temperatura ambiente.
O solo deve ser fértil, poroso, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
No início da primavera adubar com esterco de gado ou composto orgânico, enriquecido farinha de osso e no verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8.
.
Dica
Desejando um dar mais brilho as folhas pode-se usar produtos especiais para folhas brilhantes à venda no comércio ou passar um chumaço de algodão molhado em café frio e sem açúcar, sobre as folhas com muito cuidado. Elas ficam limpas e com muito brilho.
.
Sobre o Lírio da paz
Em ambientes internos o Lírio da paz funciona como uma espécie de purificador biológico, ajudando a eliminar componentes tóxicos eventualmente liberados no ar.
.
Planta Tóxica
Todas as partes da planta contêm substâncias tóxicas, em particular o oxalato de cálcio, que pode causar dermatite de contato em pessoas particularmente sensíveis, e reações, mesmo graves, se mastigadas e ingeridas.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente pelas numerosas mudas que se formam junto a planta original, as quais podem ser separadas da planta mãe em qualquer época do ano.
.
.
..
.