ArbustosFlores

Lilás – Syringa vulgaris

Lilás – Syringa vulgaris

.

Lilás – Syringa vulgaris é um arbusto, pertence à família Oleaceae, nativo da Europa e Ásia, perene, caduca, de crescimento rápido, de até 4,5 metros de altura e muito ornamental.

Numerosos cultivares foram introduzidos ao longo do tempo, em formas de flores simples e dobradas.

.

Descrição

Hábito de crescimento arredondado e extenso.

O caule é ramificado, com casca marrom-acinzentada e lisa nos exemplares jovens ou sulcada e descamante nos mais velhos.

Produz brotos secundários a partir da base ou raízes. Das raízes de exemplares adultos podem surgir brotações à distância, formando pequenos bosques ao longo de muitos anos.

As folhas são simples, opostas, ovais a cordiforme e de cor verde escuro. Elas estão dispostos em pares opostos ou ocasionalmente em espirais de três.

Inflorescências do tipo panícula, com flores tubulares, muito perfumadas, simples ou dobradas, em tons de branco, creme, rosa, magenta, roxo rosado, lavanda e roxo. Surgem na primavera e atraem abelhas e borboletas.

O fruto é uma cápsula seca, lisa, marrom , com 1–2 cm de comprimento, com duas sementes aladas.

Em paisagismo é usada na formação de maciços, de cercas-vivas informais e como ponto focal em meio a gramados. Pode ser conduzida como arvoreta, removendo brotações laterais à medida que for crescendo.

Muito usada como flor de corte.

o Lilás comum tem poucas características ornamentais após a floração.

.

Cuidados com a Lilás – Syringa vulgaris

Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo, Continental.

Necessita de frio durante o inverno para que floresça satisfatoriamente, por este motivo é indicado apenas para regiões com clima temperado e subtropical.

Cultivada a pleno sol.

Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, de pH neutro ou levemente alcalino e drenável.

As regas devem ser regulares. Quando estabelecida, tolera um curto período de estiagem.

Remover imediatamente os rebentos de raiz, especialmente em plantas enxertadas, para manter a aparência da planta e evitar a propagação colonial indesejada.

As podas anuais devem ser leves e realizadas sempre após a floração. Este manejo é importante, porque podas drásticas ou fora de época prejudicam o florescimento subsequente, pois a planta forma suas inflorescências a partir dos ramos formados na temporada anterior.

Não é considerada uma espécie agressiva. É encontrada na natureza em locais amplamente dispersos, geralmente nas proximidades de habitações humanas.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e enxertia dos ramos.

.

Lilás – Syringa vulgaris

.

Lilás – Syringa vulgaris

.

Lilás – Syringa vulgaris

.