Ligustro arbustivo – Ligustrum sinense
.
Ligustro arbustivo – Ligustrum sinense é um arbusto, pertence à família Oleaceae, nativo da China e Coréia, perene, muito ramificado, de 3-4 metros de altura e muito ornamental.
.
Descrição
Ramos finos e flexíveis, a forma da planta é irregular.
Folhas pequenas, verdes e brilhantes. Na forma variegada as folhas misturam o verde mais claro com o verde mais escuro, com bordas brancas ou amareladas, em geral, toda a sua estrutura apresenta um tom um pouco acinzentado.
Flores pequenas, de cor branca e sem valor ornamental. Surgem na primavera.
O fruto é subgloboso, com 5–8 mm de diâmetro e é considerado venenoso.
Em paisagismo é usado em grupos formando maciços; como bordaduras ao longo de caminhos, muros, e cercas; cultivada também em vasos e jardineiras, adornando varandas, pátios e sacadas.
Quando devidamente podado é muito utilizado de forma ampla na arte da topiaria, inclusive em vasos em formas piramidais, arredondadas ou mesmo conduzidas como uma arvoreta.
.
Cuidados com o Ligustro arbustivo
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado, Mediterrâneo, Oceânico.
Como o Ligustro é uma planta típica de clima mais ameno e frio, consegue tolerar até mesmo a leves geadas.
Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente, prefere alguma sombra a tarde. Quando cultivado a meia sombra pode perder a forma variegada.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, profundo e bem drenável.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Aceita muito bem a podas, porém, quando podada a planta não apresenta floração, pois suas flores surgem na ponta dos ramos.
Algumas plantas começam a produzir galhos com folhas verdes, se esses galhos não forem retirados eles prevalecerão e eliminarão as folhas variegadas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por estacas preparadas preferencialmente no final do inverno.
.
.
.
.