Léia vermelha – Leea rubra
.
Léia vermelha – Leea rubra é um arbusto, pertence à família Vitaceae, nativa da Índia, Burma e Malaia, perene, entoucerada, de 2,0-2,5 m de altura e com 1,5 metros de diâmetro.
.
Descrição
Folhas bronzeadas, escuras, compostas e divididas em folíolos lanceoladas. Assemelha-se a L.coccinea, diferindo principlamente pelo colorido da folhagem.
Inflorescências densas quase escondidas entre as folhas, com numerosas flores vermelhas em botão e róseas quando abertas. Surgem na primavera-verão.
Usada na decoração de jardins como planta isolada em meio à gramados; em grupos formando maciços, renques e cercas viva; ao longo de paredes, muros e cercas; também se desenvolve bem em vasos.
É uma planta arbustiva que pode assumir a forma de uma pequena árvore.
.
Cuidados com a Léia vermelha
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
É sensível a geadas.
Cultivada meia sombra, evitar o sol direto nas horas mais quentes do dia, de 10-17 horas, pode ser cultivada em lugares com boa luminosidade natural.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Tolera podas leves, pois sua recuperação é lenta.
Fertilizar no fim do inverno com matéria orgânica, aproveitando para afofar a terra e a cada 2 meses durante a primavera-verão com adubo mineral 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante. A fertilização deve ser feita de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por divisão de touceiras separadas após o florescimento. Eventualmente também multiplica-se por estacas.
.
.
.