Lavanda Francesa – Lavandula dentata
.
Lavanda Francesa – Lavandula dentata é uma herbácea, pertence à família Lamiaceae, nativa do Mediterrâneo, perene, ereta, lenhosa na base, densamente ramificada, com até 1 m de altura e largura.
Graças às modernas técnicas de aperfeiçoamento genético, hoje existem variedades adaptadas ao clima tropical, o que possibilita o cultivo da flor em quase todo o país. Esse melhoramento também possibilitou a criação de lavandas de flores brancas e azuladas, além das clássicas violetas e roxas.
.
Descrição
Folhas simples, lineares, aromáticas, de margens denteadas, verde-acinzentado de 2-4 cm de comprimento.
Inflorescências em espigas densas dispostas bem acima da folhagem através de longos pedúnculos, com flores, pequenas, perfumadas, liláses, azuis ou roxas. Surgem durante o verão e atraem abelhas.
Em jardim é usada em grupos formando maciços densos, margeando caminhos, também cultivada em vasos e jardineiras.
Muito cultivada em arranjos florais secos.
.
Cuidados com a Lavanda Francesa
Clima: Temperado, Subtropical.
Cultivada a pleno sol.
Planta rústica quanto ao solo, podendo ser pobre, rochoso, seco, árido, ou preparado com uma mistura de areia, terra e composto orgânico, com pH neutro ou ligeiramente alcalino.
As regas devem ser esparsas, deixando o solo secar antes de regar novamente. Quando estabelecida, suporta curtos períodos de seca e geadas leves.
Fazer podas no fim do inverno, cortar apenas os ramos verdes, se podar ramos lenhosos, a planta não vai crescer. Respeitar a forma arredondada da planta.
Remover as flores secas, para incentivar nova floração.
Fertilizar no início da primavera com adubo orgânico e farinha de osso ou adubo mineral de liberação lenta 4-14-8, usando a metade da dose indicada pelo fabricante.
Quando em vasos, fazer o replante a cada dois ou três anos para mantê-las saudáveis e com floração abundante.
Muito usada para conter a erosão do solo.
.
Usos
A Lavanda Francesa pode ser armazenada por meses ou mesmo anos, se mantida em um local seco e longe da luz solar. O ideal é pendurar ramos da flor para secar antes de guardar. Essas flores podem ser usadas em saquinhos de filó ou algodão para perfumar as roupas em armários.
.
Benefícios
Na medicina popular, folhas frescas e flores são usadas para aliviar dores reumáticas, de cabeça e de estômago;
O vapor de folhas e flores fervente é usado para tratar resfriados;
O óleo é usado em aromaterapia e para perfumar cremes cosméticos. “Óleo de lavanda pode causar dermatite”.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e estacas.
.
.
.
.