Lantana pendente – Lantana montevidensis
.
A Lantana pendente – Lantana montevidensis é um subarbusto, pertence à família Verbenaceae, nativo da América do Sul, perene, de 40-80 cm de altura, com até 2 metros de comprimento e muito ornamental.
.
Descrição
Lantana é um género com cerca de 530 espécies, as mais comuns são as Lantana camara, seguidas das Lantana montevidensis e híbridos entre as duas.
Folhas coriáceas, ásperas ao tato, sulcadas pelas nervuras na face superior, de 3-4 cm de comprimento.
Inflorescências globosas, terminais e axilares, com pedúnculo longo, dispostas acima da folhagem. As flores são pequenas de cor branca, amarelas, roxa ou lavanda. Surgem no inverno e verão e são muito visitadas por borboletas.
Usada na decoração de jardins formando maciços coloridos para cobertura de canteiros; como bordadura ou acompanhando muretas e caminhos; também é muito cultivada em vasos e jardineiras como planta pendente.
.
Cuidados com a Lantana pendente
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.
Aprecia o frio onde floresce quase o ano todo e é tolerante a condições beira-mar.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra.
Em solo fértil, rico em matéria orgânica e drenado.
As regas devem ser esparsas. É resistente a curtos períodos de seca.
Embora não seja necessário, as Lantanas podem receber uma pequena dose de fertilizante na primavera, porém, muito fertilizante pode queimar e matar a planta.
Podar no final da florada, para produzir um novo crescimento.
Recomenda-se podas de limpeza removendo flores desbotadas e secas, evitando desenvolvimento de cápsulas de sementes, o que enfraquece a planta e diminui o período de floração.
.
Planta Tóxica
Lantana pode ser prejudicial para crianças, animais de estimação e gado. As folhas podem causar irritação breve na pele ou erupções cutâneas. Embora todas as partes da planta sejam venenosas, as bagas são as mais tóxicas e podem ser fatais se ingeridas. Os sintomas incluem dor de estômago, respiração difícil e fraqueza.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e estacas.
Em alguns países é considerada invasora.
.
.
.
.
Você pode gostar:
.