Kalanchoe – Kalanchoe blossfeldiana
.
O Kalanchoe – Kalanchoe blossfeldiana é uma herbácea, pertence à família Crassulaceae, nativo de Madagascar, perene, suculento e de 20-30 cm de altura.
.
Descrição
Folhas ovaladas, carnosas e denteadas.
A espécie pura de Kalanchoe blossfeldiana, é com flores vermelho escarlet de 4 pétalas agrupadas.
A partir de inúmeros processos de hibridação, surgiram mais tarde flores simples ou dobradas, em diversos tons de vermelho, pink, laranja, amarelo e creme. Surgem no início do inverno até a primavera.
Em paisagismo é usado em jardins formando maciços em meio à gramados; como forração de solo; em bordaduras de canteiros; muito cultivado em vasos e jardineiras.
.
Cuidados com o Kalanchoe
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.
Aprecia o clima quente e úmido.
Cultivada a pleno sol em regiões mais frias e a meia sombra em regiões muito quentes.
Aprecia o solo fértil, poroso, fofo, rico em matéria orgânica e bem drenado. Uma boa mistura é: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.
As regas devem ser esparsas, irrigar somente quando o solo estiver seco. E evitar molhar flores e folhas.
Muita água faz com que a planta apodreça e pouca água causa queda prematura de folhas e flores.
Fertilizar com adubo liquido 04-14-08 durante a floração, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar a queima das raízes.
A poda limita-se basicamente a mantê-la limpa com a remoção de folhas mortas.
Apesar de planta perene, os canteiros devem ser renovados anualmente a fim de que o conjunto mantenha-se com bom aspecto, pois as floradas seguintes são menores.
.
Curiosidade
O florescimento dos Kalanchoes é controlado pelo chamado fotoperíodo (duração do dia em horas de luz). No inverno o dia passa a ter menos de 12 horas de luz, é quando a planta ativa o aparecimento das flores.
Viveiristas passaram a provocar o fenômeno artificialmente, colocando os Kalanchoes em lugares escuros das 16 horas de um dia às 7 horas do dia seguinte, induzindo a planta a entender que os dias são mais curtos. Repetem o processo por vários dias seguidos, até os botões florais surgirem.
Nesse momento suspendem a operação e o florescimento acontece por várias semanas seguidas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes, estacas e folhas, mas somente por sementes as mudas serão perfeitas.
.
.
.
.
.